5 Elementos Básicos do Futebol (1ª Parte) – Johan Cruyff

Johan Cruyff, uma lenda do futebol mundial revela-nos no seu livro: “Fútbol – Mi filosofia (2012)”, os “5 Elementos Básicos do Futebol“: (1) remate; (2) cabeceamento; (3) drible; (4) condução e (5) controlo da bola.

Para o “Arquiteto do Dream Team” o Treinador deve criar jogos onde os jogadores tenham a oportunidade de treinar de forma específica estes 5 elementos básicos do futebol. Pode ser por exemplo em jogos de 5×5 ou de 3×3 num campo pequeno. Pode-se também utilizar um sistema de rotação (por exemplo 5 a jogar e 1 suplente que substitui um colega de 5 em 5 minutos).

O “Holandês Voador” refere a importância de nos Escalões de Formação os Treinadores introduzam as variações que quiserem para treinar os 5 elementos referidos anteriormente mas sem nunca perder de vista os aspetos lúdicos (ao trabalhar com jovens é importante o lado lúdico do treino, o trabalho de construção do jovem jogador e o mantê-los sempre ocupados). Diz-nos também que é de extrema importância praticar com “ambas as pernas”.

“Com os jovens é importante manter o seu entusiasmo pelo futebol (terem desejo de voltarem a treinar no dia seguinte).”

Em seguida apresentarei alguns exemplos de jogos para treinar alguns dos “5 Elementos Básicos do Futebol” de Johan Cruyff (neste artigo abordámos o remate e o cabeceamento).

Vídeos e Imagens criados no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).

Johan Cruyff.001

(1) REMATE:

Descrição:

– Situação de Jogo GR+3×3+GR com 6 Jokers Ofensivos;

– No espaço correspondente a duas grandes áreas jogam duas equipas de 4 jogadores (1 Guarda-Redes e 3 jogadores “de campo”) tendo a equipa com a posse da bola o apoio de 6 Jokers Ofensivos (colocados no exterior do campo de jogo).

– Realiza-se um jogo normal, sendo que um golo obtido a partir de um passe de um “Joker exterior” e com “remate de primeira” vale 2 pontos, enquanto o golo obtido de outra forma vale apenas 1 ponto.

Imagem:

GR+3x3+GR com 6 Jokers Ofensivos

Vídeo:

(2) CABECEAMENTO:

Descrição:

– Situação de Jogo GR+(3+2)x(3+2)+GR;

– No espaço correspondente a duas grandes áreas jogam duas equipas de 4 jogadores (1 Guarda-Redes, 3 jogadores “de campo”), tendo cada uma das equipas 2 jogadores “exteriores” na parte ofensiva do seu campo de jogo disponíveis para receber a bola e cruzar para a finalização de um colega de equipa.

– Realiza-se um jogo normal, sendo só é possível obter golo através de um cabeceamento.

Imagem:

GR+(3+2)x(3+2)+GR

Vídeo:

Autor:

Pedro Mendonça (carregar neste link para aceder ao livro do autor).


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply