Objetivos:
– Melhorar a Organização Ofensiva;
– Melhorar as Transições (Ofensivas e Defensivas);
– Melhorar a Organização Defensiva.
Organização:
– GR+8×8+GR;
– No campo de jogo, dividido em 3 zonas iguais (em comprimento), iniciando-se a situação na zona central.
Descrição:
Jogam duas equipas de 9 jogadores (8 “jogadores de campo” e 1 Guarda-Redes). A situação inicia-se na zona central do campo de jogo, tentando a equipa com a posse de bola, ultrapassar a linha final da zona central da equipa adversária para em seguida tentarem marcar golo. Quando a equipa sem a posse de bola a consegue recuperar, deve tentar imediatamente colocá-la para a entrada do Ponta de Lança (sai da zona central e entra na zona defensiva da equipa adversária) que perante a oposição do Defesa Central adversário tenta marcar golo na baliza regulamentar defendida pelo Guarda-Redes. Em seguida a situação volta a iniciar-se na zona central e assim sucessivamente.
Animação:
Regras:
– Aplica-se a regra do fora-de-jogo a partir da linha final da zona central;
– Apenas o Ponta de Lança da equipa que recuperou a bola e o Defesa Central da equipa que a perdeu, podem sair da zona central em direção à baliza;
– Vence quem marcar mais golos no final do tempo estipulado.
Progressão:
Numa fase mais adiantada do exercício, permite-se que os 3 “atacantes” (Extremos e Ponta de Lança) possam abandonar a zona central logo após a recuperação da bola por parte da sua equipa na tentativa de marcar golo, tendo a oposição dos 3 “defesas” (Laterais e Central) da equipa adversária que tentam impedir o golo.
Aspetos Fundamentais:
– Bom “timing” da desmarcação e do envio da bola;
– Mudança rápida de atitude mental;
– Transições agressivas;
– Pressão imediata no portador da bola;
– Guarda-Redes fechar espaços nas “costas” da defesa.