Carlo Ancelotti no seu livro: “Mi Árbol de Navidad” dá-nos algumas indicações fundamentais para se construir uma equipa de sucesso.
Apresentámos também um exercício do treinador italiano para trabalhar o “jogo entre-linhas”.
1. TREINAR O JOGO:
“Os jogadores devem saber exatamente o que fazer nas diferentes situações de competição.”
“Este objetivo só é possível de alcançar com um trabalho prático que permita ensaiar várias vezes umas situações o mais reais possíveis.”
2. COMO ERA O AC MILAN DE ARRIGO SACCHI:
“Fazíamos treinos táticos sem parar. No final cada um dos jogadores sabia com exatidão o que devia fazer em qualquer situação de jogo, o que proporcionava grande tranquilidade. Eu sabia para onde me deslocar quando um companheiro ou adversário tinha a bola.”
3. EQUIPAS QUE FICAM PARA A HISTÓRIA:
“Os grandes resultados atingem-se com os grandes jogadores, mas só se eles conseguirem formar uma grande equipa.”
“O facto de ser ter grandes jogadores em campo, não é por si só, garantia de êxito. É também necessário um grande trabalho que lhes permita identificar-se com o jogo, lhes desenvolva a mentalidade de grupo e os sintonize com o processo.”
4. PRIORIDADE À TÁTICA:
“A experiência leva-me a pensar que a longo prazo, quando começamos a treinar uma equipa sem uma estrutura construída e pretendemos que o jogo seja natural e eficaz, temos que dar prioridade ao trabalho tático, inclusivamente em detrimento do físico.”
EXERCÍCIO DE CARLO ANCELOTTI PARA TRABALHAR O “JOGO ENTRE-LINHAS”:
VIDEO: