A importância de se conhecer os Princípios de Jogo – Os Defesas Centrais e a Cobertura Defensiva

O erro de Dante no 3º golo do FC Porto nos Quartos de Final da Liga dos Campeões da UEFA 2014/2015, mostrou-nos que a todos os níveis do Futebol, há um grande desconhecimento de como ele deve ser jogado, tanto a nível ofensivo como a nível defensivo.

Os Defesas Centrais são a par do Guarda-Redes, aqueles jogadores que menos podem errar e que melhor devem saber o que têm de fazer em campo. Isto é ainda mais crítico porque normalmente quando falham, a equipa adversária faz golo.

Assim sendo, têm de dominar perfeitamente o Princípio da Cobertura Defensiva ao seu colega de posição (e também obviamente aos restantes jogadores que atuam nas suas proximidades).

Boateng, o companheiro de Dante, revela o que se deve fazer para proteger as costas do seu colega.

1

Na imagem anterior vemos como Boateng assegura a Cobertura Defensiva a Dante.

Esta Cobertura Defensiva, irá permitir que caso a bola passe por Dante para Jackson Martínez, Boateng possa fazer oposição ao seu adversário evitando que este se isole em direção à baliza. Fará também com que Dante esteja mais confiante e seguro no ataque à bola pois sabe que em caso de erro, terá sempre alguém para o ajudar, para o proteger.

2

3

Podemos então constatar nas duas imagens anteriores que apesar da bola ter passado por Dante para Jackson Martínez, o bom posicionamento de Boateng a dar Cobertura Defensiva fez com que a situação se resolvesse sem problemas para os campeões alemães.

Depois da “Defesa com Líbero”, começou a existir a moda da “Defesa em Linha”. Os treinadores devem ser inteligentes e passar aos jogadores (através do treino) aqueles comportamentos que são mais simples e que têm uma taxa de êxito quase perfeita.

Assim, nestas situações em que os adversários enviam a bola longa para o Ponta de Lança o comportamento dos Defesas Centrais deverá ser o seguinte:

– O Defesa Central do lado da bola deverá atacar a bola, tentando intercetá-la, assegurando a posse da bola para a sua equipa;

– O outro Defesa Central (o do outro lado) deverá assegurar Cobertura Defensiva ao seu companheiro, recuando a sua posição em relação ao outro Defesa Central, colocando-se em diagonal, para lhe proteger as costas e evitar que em caso de erro do seu colega o adversário fique isolado em direção à baliza.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply