Alemanha 2014 – “Exercícios” para a Fase de Construção da Organização Ofensiva

Hoje mostrámos alguns Contextos de Exercitação (“exercícios”) para desenvolver a Fase de Construção numa equipa de futebol, seguindo as dinâmicas da Alemanha, a atual campeã do mundo de futebol.

Vídeos dos “exercícios” criados no software desportivo TacticalPad.

1. Sair a Jogar Curto desde Trás – “Dia Verde” da Periodização Tática:

Descrição:

– Situação de Jogo GR+10×10+GR;

– Em quase todo o campo de jogo (com exceção de uma das grandes áreas) jogam duas equipas completas. A bola sai sempre a jogar do Guarda-Redes da equipa branca e vermelha. É obrigatório a bola ser colocada para um dos 4 defesas (no seu meio-campo) para a partir daí todos tentarem marcar golo à equipa adversária. Os adversários só podem colocar 6 jogadores no meio-campo da outra equipa, os restantes têm de estar colocados atrás da linha de meio-campo aquando da reposição da bola em jogo por parte do Guarda-Redes. Sempre que a bola sai do espaço de jogo o Guarda-Redes repõe uma nova bola em jogo e assim sucessivamente. Ganha a equipa que obtiver mais golos no tempo estipulado.

2. Sair a Jogar Longo desde Trás – “Dia Amarelo” da Periodização Tática:

Descrição:

– Situação de Jogo GR+3×2+GR “a dobrar”;

– Ao sinal do treinador, os Guarda-Redes colocam a bola longa (forte e tensa pelo ar) para o espaço delimitado pelos cones onde os seus Extremos Direitos tentarão dar continuidade à ação ofensiva (perante a oposição do Lateral Esquerdo da equipa adversária) com o apoio de mais dois colegas (Ponta de Lança e Médio Interior Direito). O Lateral Esquerdo adversário tenta evitar o golo (com a ajuda do Defesa Central Esquerdo da sua equipa) e se recuperar a bola tenta colocá-la imediatamente para um dos seus colegas situados no meio-campo adversário. Vence a equipa que marcar mais rapidamente golo.

3. Utilização do Guarda-Redes para rodar o jogo para um lado e para o outro – “Dia Azul” da Periodização Tática:

Descrição:

– Situação de Jogo 2GR+5×4;

– A equipa em superioridade numérica (7×4, com a participação de 2 Guarda-Redes situados em extremos opostos) tenta fazer a circulação da bola pelos seus jogadores ganhando 1 ponto por cada 10 passes consecutivos sem interceção dos adversários (um passe proveniente de um dos Guarda-Redes vale 2 pontos). Se os jogadores da equipa em inferioridade numérica recuperarem a bola podem tentar fazer golo (2 pontos) numa das duas balizas defendidas pelos Guarda-Redes adversários, tentando os outros recuperar a bola o mais rapidamente possível e assim sucessivamente. Sempre que a bola sai do espaço de jogo é reposta por um dos Guarda-Redes. Vence a equipa que obtiver mais pontos no tempo estipulado.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply