GR+10 – Pressão às 6 Bandeiras
– Este exercício é relativo à estratégia defensiva de toda a equipa.
– A ação tem lugar usando-se todo o campo, com 6 bandeiras coloridas colocadas de forma a representar a posição da bola na posse do oponente.
– Quando o treinador indica uma cor a equipa deve atacar a posição enquanto respeita os colegas e as distâncias de maneira a formar um só bloco.
– No seguinte exemplo podemos ver como a equipa se deve movimentar em relação à bandeira vermelha: o jogador nº7 pode, se necessário, fazer uma marcação dupla ao oponente com a bola, representado pela bandeira vermelha.
– O exercício pode ser desempenhado lentamente para objetivos instrutivos ou através de paragens e acelerações para treinar habilidades específicas.
– Na estratégia de defesa à zona, de facto, cada jogador deve ter em conta a posição da bola e dos seus colegas, e não a de um determinado oponente.
– O Guarda-Redes deve também seguir a ação e tomar uma posição que lhe permita antecipar-se aos atacantes contrários no caso de passes longos para os quais a “armadilha” do fora de jogo não funcionou.
Na figura seguinte a equipa está posicionada corretamente em relação à bandeira preta. Para além da posição das linhas média e defensiva, que já foram referidas anteriormente, é importante tomar atenção para a posição dos 2 atacantes. O jogador nº9 fecha um eventual passe para trás, enquanto o jogador nº10 fecha um eventual passe para o centro do terreno.
Aqui vemos a equipa posicionada de acordo com a bandeira branca.
– Finalmente mostrámos como a equipa deve posicionar-se em relação à bandeira amarela.
– Neste caso, a marcação dupla é recomendada.
Vídeo:
Vídeo 3D:
Fonte: Coaching the Italian 4-4-2 with Arrigo Sacchi