As melhores Equipas jogam com maior Amplitude!

O estudo de Olthof, S.B.H. et al. 2015 (The older, the wider: On-field tactical behavior of elite-standard youth soccer players in small-sided games – Human Movement Science) vem mais uma vez reforçar a necessidade das equipas ao terem a bola darem a máxima Amplitude possível à sua equipa.

Essa Amplitude permitirá que a equipa consiga afastar os adversários uns dos outros fazendo com que não existam coberturas defensivas entre eles. Permitirá também que os nossos jogadores possam a qualquer momento enviar a bola para zonas com menor pressão do adversário, facilitando assim a conservação da posse da bola.

Qualquer sistema tático permite que a equipa dê Amplitude ao seu jogo, basta que tal seja promovido e treinado pelo seu treinador. Podem ser os Laterais ou os Extremos a darem Amplitude à equipa, o importante é que haja sempre 2 jogadores (um em cada corredor lateral) a “pisarem” a linha lateral.

Untitled

Podemos observar na seguinte imagem, como a equipa líder da Série A em Itália – Fiorentina, treinada pelo português Paulo Sousa aplica este importante Princípio Futebolístico.

Captura de ecrã 2015-09-29, às 01.07.08

No Livro Best Seller: “Modelo de Jogo do FC Bayern Munique” são mostrados alguns exemplos de exercícios que podem ser utilizados para garantir que a nossa equipa apresente em campo a máxima Amplitude aquando de posse da bola. Aqui mostrámos um deles:

“GR+9×9+GR”

Imagem:

5.1.7. 5ª Feira

Descrição:

Situação de jogo GR+9×9+GR. Na totalidade do campo de jogo (excepto as duas grandes áreas) e com três zonas delimitadas no meio-campo ofensivo de cada equipa (duas nos corredores laterais – “Amplitude” – e uma no corredor central – “Profundidade”). A equipa que tem a posse da bola deverá ter sempre os Extremos nas zonas laterais delimitadas e o Ponta de Lança na zona central delimitada a realizarem “Campo Grande”, caso contrário perde a posse da bola. Quando perdem a posse da bola, esses jogadores podem abandonar essas zonas para ajudarem na recuperação da bola. Vence a equipa que marcar mais golos. Pode-se colocar os Laterais nas zonas laterais em vez dos Extremos e o Médio Ofensivo na zona central em vez do Ponta de Lança.

Imagens criadas no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply