Phil Jackson – Princípios do Passe

Phil Jackson – Princípios do Passe

Passe é uma habilidade essencial para o sistema ofensivo do treinador americano funcionar. Para ele o passe é a chave para se executar o “Triângulo Ofensivo” no basquetebol. Os jogadores devem compreender e cumprir os seguintes princípios quando passam a bola:

  • Passar quando o defesa está próximo da bola. Quanto mais próximo está o defesa a cobrir o jogador com bola, menos tempo terá o defensor para reagir perante o movimento do passador. Este princípio do bom passe é o que mais se infringe.

  • Ver as linhas de passe e o possível recetor da bola mas não olhar para as possíveis interceções durante o “percurso do passe”. Utilizar a visão periférica e não fazer passes sem olhar.

  • Realizar fintas com sentido, sem fintar em excesso. Uma finta ou simulação com sentido permite ao passador fazer o passe em função da reação do defensor. O passador deveria estar atento e ser consciente de todas as linhas de passe quando realiza as fintas.

  • Eliminar todos os movimentos desnecessários. Realizar movimentos rápidos, encurtando o máximo possível a ação do passe.

  • Passar rapidamente ao companheiro desmarcado, que normalmente não terá muito tempo para jogar após receber a bola. Quanto mais rapidamente executar a ação seguinte melhor jogador será o recetor da bola. Mover a bola rapidamente faz com que a defesa tenha que ajustar-se e é muito possível que fiquem fora de posição, aumentando as opções de linha de passe e oportunidades para se marcar.

  • Passar a bola para o lado descoberto do companheiro é outra regra que usualmente os melhores jogadores não cumprem. O passador deve ser capaz de ver não só o seu defensor, mas também a linha de passe e o defensor do recetor. O recetor deverá ajudar o passador adotando uma posição que lhe permita proteger a bola perante uma tentativa de antecipação do seu defensor, mantendo uma posição privilegiada para a receção da bola.

  • Antecipar a receção da bola e pensar com antecipação onde (a qual companheiro e em que lugar) enviar a bola em seguida. Esta é uma capacidade que os melhores jogadores possuem.

Bibliografia:

Libro de Jugadas de los Entrenadores de la NBA. Gandolfi, G. (2010).

Leave A Reply