Carlo Ancelotti – “A Árvore de Natal” – Organização Defensiva

Hoje mostrámos algumas particularidades da Organização Defensiva da “Árvore de Natal” de Carlo Ancelotti (sistema de jogo 1-4-3-2-1).

Imagens criadas no software desportivo TACTICALPAD (carregar para aceder à versão gratuita de demonstração).

OD - Arvore de Natal

ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA

A nível defensivo este sistema tem em princípio uma certa dificuldade para:

– Cobrir as zonas laterais uma vez que o Lateral adversário que ataca está vigiado pelo nosso Médio Lateral do lado da bola;

– Realizar um pressing ao Lateral adversário com a posse da bola, uma vez que o nosso Médio Lateral está a uma distância considerável.

1-4-3-2-1 Carlo Ancelotti.013

O problema principal deste Sistema de Jogo verifica-se na hora de se defender da ação dos Laterais adversários:

– Se os dois Laterais adversários são muito ofensivos e sobem constantemente no terreno de jogo podemos delegar a sua cobertura aos nossos dois Médios Laterais, procurando esperar um pouco antes de iniciar o pressing.

1-4-3-2-1 Carlo Ancelotti.015

Nesta situação os nossos dois Médios Ofensivos são responsáveis por controlar os dois Médios Centro adversários. Isto vai permitir, logo após a recuperação da bola, ter o nosso Ponta de Lança preparado para um ContraAtaque rápido.

1-4-3-2-1 Carlo Ancelotti.017

Se, pelo contrário, os dois Laterais adversários não sobem muito no terreno de jogo e nós queremos efetuar um pressing alto, podemos colocar os nossos dois Médios Ofensivos mais abertos, pressionando os Laterais adversários (o que está do lado da bola) e os nossos três Médios Centro mais juntos para exercerem uma maior pressão nos dois Médios Centro adversários.

1-4-3-2-1 Carlo Ancelotti.019


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply