Carlos Queiroz foi um dos principais responsáveis pela Geração de Ouro do Futebol Português, com a qual foi por duas vezes Campeão Mundial de Sub20 e que contava com jogadores como Luis Figo, Rui Costa e João Pinto.
Treinador de grande sucesso na Federação Portuguesa de Futebol, teve a oportunidade de treinar em várias partes do mundo (África do Sul, EUA, Japão entre outros).
Mais tarde o seu mérito foi mais uma vez reconhecido sendo convidado a trabalhar em dois dos melhores clubes do mundo (Manchester United e Real Madrid).
Atualmente é o Selecionador do Irão.
Neste artigo mostramos um dos seus exercícios favoritos, revelado à publicação da UEFA – The Technician.
Vídeos e Imagens criados no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).
MOVIMENTOS DE PASSE A UM RITMO ELEVADO (8×8):
Objetivo:
Manutenção da posse da bola a um ritmo elevado, com demarcações em profundidade/apoio e mudança do sentido do jogo.
Imagem:
Duração:
3 séries (dependendo da intensidade requerida) de 6 minutos.
Regras:
– 2 toques (ou sem limite).
– Um “golo” é marcado quando a bola é passada por uma das “balizas” junto aos cantos do terreno de jogo, é controlada por outro jogador da mesma equipa e é passada com sucesso para um colega (o “golo” só é válido com o completar de uma sequência de passes a 3 jogadores, com o 1º passe a ir por dentro da “baliza”).
Coaching:
– Ênfase na leitura de jogo, demarcações de apoio (desde trás da bola), mudança do sentido de jogo e manter uma circulação a um ritmo elevado.
Vídeo: