Combinações entre os 2 Avançados

Quando se opta por um sistema de jogo que prevê dois avançados (como no caso do 1-3-5-2), é muito importante que eles desenvolvam automatismos de forma a que saibam quase intuitivamente o que o seu colega vai fazer em seguida e para onde se desmarcará.

No Manchester United Campeão da Europa de 1998/1999, Andy Cole e Dwight Yorke formaram uma dupla de avançados incrível, os denominados “Black Twins”.

Tendo como exemplo esta dupla fantástica, mostraremos como desenvolver esta relação entre os dois avançados através de contextos de exercitação criados de acordo com a metodologia de treino “Periodização Tática“.

Imagens e Vídeos dos Contextos de Exercitação criados no software desportivo TacticalPad.

SubPrincípio:

– Os 2 avançados, próximos entre si, devem estar sempre preparados para jogarem em combinação (um recua para poder receber a bola no espaço “entre-linhas” – normalmente o do lado da bola – e o outro avança para poder receber em profundidade).

SubSubPrincípio:

– Rematar a bola rasteira, junto aos postes.

“Dia Azul” – Dia dos SubPrincípios e dos SubSubPrincípios com tensão da contração muscular aumentada:

Organização:

– “2×1+GR”.

Descrição:

– Ao sinal do Treinador, os colegas dos 2 avançados irão passar a bola para eles (um de cada vez). O avançado do lado da bola deve estar mais recuado em relação ao outro avançado que deverá dar profundidade (para arrastar o defesa adversário para o mais longe possível do seu colega). O avançado mais recuado deverá deixar a bola passar para o avançado mais adiantado e a partir daí tentam marcar golo o mais rapidamente possível perante a oposição dos adversários (um defesa e o guarda-redes), tendo para isso 5 segundos após cada passe de um colega. Em seguida repetem o mesmo, com um passe de outro colega e assim sucessivamente até receberem os 5 passes. Golos junto aos postes (entre o poste e o cone) vale 2 pontos.

Vídeo:

“Dia Verde” – Dia dos MacroPrincípios e dos SubPrincípios com duração da contração muscular aumentada:

Organização:

– “GR+1+8+2 x 2+8+1+GR”.

Descrição:

– Na zona central do campo jogam 8×8 tendo como objetivo fazer um passe rasteiro para os seus avançados (que se encontram em linhas diferentes) tentarem em seguida marcar golo perante a oposição de um defesa e do guarda-redes. O avançado da 1ª linha deverá deixar passar a bola para o avançado mais afastado e a partir daqui em combinação entre eles tentarão marcar golo o mais rapidamente possível (5 segundos como tempo disponível para a finalização). Golos junto aos postes (entre o poste e o cone) vale 2 pontos.

Vídeo:

“Dia Amarelo” – Dia dos SubPrincípios e dos SubSubPrincípios com velocidade da contração muscular aumentada:

Organização:

– “2×0+GR” a dobrar.

Descrição:

– Colocam-se duas duplas de avançados cada qual no seu meio-campo ofensivo. Ao sinal, cada um dos Treinadores passa a bola na direção do avançado que está mais recuado a dar linha de passe. Este deixa passar a bola para o seu colega mais adiantado e a partir daqui combinam entre si para tentar marcar golo ao guarda-redes. Dupla que conseguir marcar golo primeiro que os adversários ganha 1 ponto.

Vídeo:

Andy Cole e Dwight Yorke num golo ao FC Barcelona:

Vídeo:


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply