Corinthians de Tite: 1ª Fase de Construção

Neste artigo analisaremos a 1ª Fase de Construção do Corinthians de Tite na 1ª parte do jogo com o Atlético Mineiro (que garantiu praticamente o título à equipa paulista).

A 1ª Fase de Construção pode ser definida como a Construção do Jogo Ofensivo com o objetivo de progredir superando as linhas defensivas adversárias. Normalmente é iniciada quando a bola está no Guarda-Redes (nos pés ou nas mãos) ou nos Defesas e estes se encontram no seu terço defensivo.

Vídeos e imagens criados no software desportivo TacticalPad.

A 1ª Fase de Construção do Corinthians de Tite na 1ª parte do jogo com o Atlético Mineiro foi principalmente através do passe longo a partir do Guarda-Redes Cássio para o Ponta de Lança Vagner Love.

1

A partir daqui dois tipos de situações habitualmente aconteciam:

1) Vagner Love tentava desviar a bola para as suas costas, para o corredor esquerdo de ataque onde aparecia Malcom com uma diagonal interior na tentativa de se isolar. No entanto isto nunca foi concretizado com sucesso já que os Defesas Centrais do Atlético Mineiro ganhavam todas as bolas lançadas para Vagner Love.

2) Precavido contra esta superioridade dos Defesas Centrais em relação a Vagner Love, Tite colocou os restantes jogadores da linha de meio-campo (Ralf, Renato Augusto, Jadson e Rodriguinho) com a missão de estarem junto à zona onde Vagner Love saltava para desviar a bola, de forma a ganharem a “2ª bola” e a partir daí desenvolverem a situação de ataque.

Durante o jogo houve também um tipo de 1ª Fase de Construção do Corinthians que criou dificuldades ao Atlético Mineiro, nomeadamente quando o Guarda-Redes Cássio conseguia intercetar algum cruzamento para a área e com a bola nas mãos a conseguia colocar num dos Médios Interiores (Rodriguinho ou Renato Augusto) que em seguida desenvolviam ações de ataque perigosas.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply