Diego Simeone: Sessão de Treino do Atlético de Madrid antes da Final da Liga dos Campeões 2014 – 1ª Parte

O Atlético de Madrid treinado pelo Argentino Diego Simeone fez na 6ª Feira (23/04/2014) a última sessão de treino antes da Final da Liga dos Campeões da UEFA (24/05/2014) com o Real Madrid.

Com o apoio do software desportivo TacticalPad (https://www.tacticalpad.com/tacticalpad/index.php) mostrámos a 1ª parte da Sessão (amanhã será apresentada a 2ª parte).

Esta é uma oportunidade única para se conhecer um pouco como trabalha um dos melhores treinadores do mundo e respetiva equipa técnica.

A Sessão realizada no Estádio da Luz (Lisboa – Portugal) teve a duração de 45 minutos.

1. Diálogo Inicial com os Jogadores:

Todos os jogadores reunidos em redor do treinador e da equipa técnica. Foi feito um pequeno resumo do trabalho a desenvolver durante a sessão de treino, explicando-se sucintamente o que os jogadores deveriam fazer ao longo da sessão.

AM I

2. Ativação com Bola:

A Sessão de Treino iniciou-se com um exercício em que a equipa foi dividida em 2 grupos de 10 jogadores (Guarda-Redes trabalharam à parte). Cada um dos grupos trabalhou num lado do campo.

Ao sinal do treinador, os jogadores com bola (cone azul) passavam a bola para o jogador junto ao cone amarelo que a devolvia ao portador inicial. Este passava novamente agora ao jogador junto ao cone vermelho que fazia uma tabela com o jogador do cone amarelo que entretanto rodou e passou por trás da estaca junto a si. Este após receber a bola faz condução até ao cone azul oposto e assim sucessivamente. Depois de passar a bola o jogador do cone azul desloca-se para junto do cone vermelho e o do cone vermelho para junto do cone amarelo.

Os jogadores devem jogar sempre ao 1º toque (com a bola pelo solo e sempre com grande precisão/concentração).

O exercício realizou-se 4 minutos num sentido e após ligeira pausa foi realizado no outro sentido. Os primeiros 4 minutos realizados a uma intensidade moderada e os restantes 4 minutos perto do máximo.

3. Movimentos dinâmicos e alongamentos:

Os jogadores em círculo em redor do preparador físico realizam os movimentos por ele indicados. Vão alternando entre movimentos dinâmicos e alongamentos. a) pontapear á frente e atrás, com uma e outra perna; b) Alongamento dos Quadrícepes; c) Skipping à frente; d) Alongamentos dos Gémeos; e) Pontapear com calcanhar à frente (uma e outra perna); f) Alongamentos dos Isquiotibiais; g) Deslocamentos laterais (curtos, 2 passos) com travagem para um lado e para o outro; h) Alongamento do Iliopsoas; i) Travagem à frente (curto, 2 passos).

Cada movimento era realizado no máximo de 6 segundos, sempre com muita dinâmica na passagem de um movimento para o outro.

AM II

4. Ativação em Velocidade:

Com a equipa dividida em 3 filas, cada jogador realizou uma repetição do exercício. Ao sinal, o 1º de cada uma das 3 filas corria em velocidade à estaca mais distante (estaca central), depois circundava-a por um dos lados, ia por trás de uma estaca lateral (esquerda por exemplo), passava a bola ao treinador adjunto que lha passou e contornava rapidamente a estaca lateral do outro lado (a direita por exemplo), recebendo e passando a bola novamente e acelerando até passar no meio dos dois treinadores. Vencendo o jogador que o fizesse mais rapidamente, partindo o 2º em seguida e assim sucessivamente.

5. Alongamentos Estáticos:

Jogadores reunidos em redor do preparador físico realizaram os alongamentos por ele orientados (para os Membros Inferiores e realizados de uma forma estática – aguentar posição durante 10 segundos).

6. Velocidade com Step’s:

Na zona lateral da grande área os jogadores dividem-se em 3 filas. O 1º de cada fila coloca-se de frente para o step (simbolizado pelo cone azul) e de costas para o treinador que se encontra com bola em cima da linha da grande área. Ao sinal, o 1º de cada uma das filas faz 4 apoios rápidos no step (alternando um pé e outro), roda e corre rapidamente ao encontro do treinador com bola à sua frente, tocando com o pé do lado do step lateral (à sua direita por exemplo) na parte superior do mesmo. O treinador passa-lhe a bola rasteira e ele devolve-lha de 1ª e acelerando até passar a linha da grande área.

Em seguida o step é trocado de lado para os jogadores apoiarem o outro pé quando correm em direção ao treinador com bola. Na 2ª repetição a bola é também passada pelo ar para ser cabeceada pelo jogador que vem em velocidade. Os jogadores apenas fizeram 2 repetições (uma para cada lado).

7. Hidratação:

Repor os líquidos perdidos na sessão de treino para evitar entrar em estado de desidratação.

Continua…


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply