Espanha – 1 Holanda – 5 (O descalabro dos Campeões do Mundo)

Esta 6ª Feira, dia 13 de Junho de 2014 foi realmente de azar para os atuais Campeões do Mundo.

Depois de terem entrado a ganhar no Mundial após uma grande penalidade convertida por Xabi Alonso, a verdade é que o que se seguiu depois fica para a história do futebol…

Imagens e Vídeos realizados através do software desportivo TacticalPad que se encontra em promoção especial durante o período da Copa do Mundo.

Louis Van Gaal conhecendo muito bem a Seleção Espanhola, colocou dois Avançados (Robben e Van Persie) junto aos dois Centrais da Seleção Espanhola (Piqué e Ramos). Assim, sempre que a Holanda recuperava a bola, tentava colocá-la em profundidade para a entrada de um dos seus dois avançados (principalmente Robben muito mais veloz que Piqué), que se movimentavam em direções diferentes de forma a criarem constantes situações de 1×1 perante os seus adversários diretos.

Outras das situações que originaram a diferença de golos entre as duas equipas foi a péssima cobertura defensiva dos defesas do lado oposto ao da bola (Central e Lateral), isto aliado ainda à pouca pressão exercida ao principal municiador dos avançados holandeses, o médio esquerdo Daley Blind.

Má Cobertura DefensivaComo podemos observar na imagem anterior, Daley Blind teve todo o tempo do mundo para optar pela melhor opção de passe, já que Azpilicueta adotou uma postura passiva perante o portador da bola.

Podemos também constatar que Sergio Ramos e Jordi Alba não estão bem colocados para providenciar a cobertura defensiva ao Central do lado da bola (Piqué), deixando assim muito espaço que foi superiormente aproveitado por Van Persie para empatar o jogo numa altura determinante da partida:

Este jogo mostrou mais uma vez a importância dos Avançados (e todos os outros jogadores) terem uma ampla gama de recursos de remate para poderem marcar golo. Inspirados neste magnífico golo de Van Persie mostrámos um Contexto de Exercitação que pode ser utilizado para ampliar os recursos de remate dos jogadores de Futebol:

Descrição:

Um treinador no círculo central coloca a bola para um dos corredores laterais onde se encontra um jogador para colocar a bola (sem tocar no solo) dentro da zona delimitada de forma a ser rematada de primeira pelo Avançado. O Avançado deve partir da zona estabelecida (entre os dois mecos) e deve rematar a bola de primeira e sem a deixar cair no solo dentro da zona estipulada (dentro do retângulo “amarelo”) retornado depois à zona de partida para rematar outra bola, desta vez enviada desde o outro corredor lateral, e assim sucessivamente durante o tempo estabelecido.

Iker Casillas, herói de outros tempos, voltou a mostrar as suas grandes dificuldades para jogar com os pés.

Mais uma vez fica provado que os Guarda-Redes devem cada vez mais desenvolver a sua apetência para jogar com os pés (desde que começam a jogar futebol), participando ativamente nos exercícios dos seus colegas de equipa.

Há que ter consciência que os Guarda-Redes contatam mais vezes com a bola nos jogos com os pés do que com as mãos.

Esta percentagem não se reflete nos treinos dos Guarda-Redes.

Teremos então de incluir os Guarda-Redes como apoios exteriores, por exemplo, nos exercícios de circulação e manutenção da posse da bola. Estas situações serão próximas da realidade competitiva e ajudarão os Guarda-Redes a constituírem-se como os primeiros organizadores do jogo ofensivo (caraterística que está presente nas equipas mais evoluídas da atualidade).

Exemplo de um Contexto de Exercitação para os Guarda-Redes poderem melhorar o jogo com os pés:

Descrição:

No espaço central do retângulo de jogo jogam duas equipas de quatro jogadores com o apoio de um Joker Ofensivo. Os Guarda-Redes (números 1 e 12) posicionam-se por fora do espaço de jogo e jogam como apoios exteriores à circulação e manutenção da posse da bola por parte da equipa que a tenha em seu poder.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply