“Evitar a superação do 1º grupo de pressão, por espaços próximos ao eixo longitudinal” – Transição Defensiva

No Contexto de Exercitação desta semana, queremos trabalhar a Transição Defensiva da Equipa, nomeadamente o “Evitar a superação do 1º grupo de pressão, sobretudo, por espaços próximos ao eixo longitudinal.

Imagem e Vídeo criados com o software desportivo TacticalPad.

Macro Princípio: “Desejo imediato de bola”.

SubPrincípio: Evitar a superação do 1º grupo de pressão, sobretudo, por espaços próximos ao eixo longitudinal.

SubSubPrincípios: Vontade para ajudar o companheiro que se opõe ao portador da bola; Familiarizar-se com o facto da atividade defensiva ser coletiva; Predisposição permanente a intercetar.

Organização: Situação de Jogo GR+5×5+GR no corredor central do campo de jogo (desde a linha de baliza até à linha de meio-campo) com o espaço de jogo dividido em 3 setores.

Escala do Jogar: SubPrincípios e SubSubPrincípios.

Nível de Organização da Equipa: Intersetorial.

Padrão da Contração Muscular Dominante: Velocidade (“Dia Amarelo”).

Duração: 30 segundos como tempo máximo para a equipa que inicia com a bola poder finalizar, e 10 segundos como tempo máximo para a equipa que recupera a bola poder finalizar. No final do tempo estipulado existe uma pausa e a bola inicia da outra equipa.

Densidade: 1/8 – 1/9.

Descrição: Duas equipas de 5 jogadores cada (mais o Guarda-Redes que se encontra na sua grande área), jogam no setor intermédio do espaço de jogo. A equipa que inicia com a posse da bola tenta passar com a bola controlada pelo meio dos cones azuis colocados na linha final do setor intermédio da equipa adversária para em seguida finalizar na baliza da equipa adversária (dentro do tempo estipulado). A equipa que inicia sem a posse da bola tenta recuperá-la e passar rapidamente com ela controlada pelo meio dos cones azuis colocados na linha final do setor intermédio da equipa adversária para em seguida finalizar. No final de cada repetição a bola inicia na outra equipa.

Esquema: 

Evitar a superação Amarelo

Regras: As equipas só podem passar para o setor ofensivo (e daí tentarem marcar golo na baliza defendida pelo Guarda-Redes adversário) se passarem com a bola controlada (através de condução de bola ou após receberem um passe de um colega) pelo meio dos cones colocados na linha final do setor intermédio da equipa adversária. Os jogadores só podem entrar nos setores defensivo/ofensivo após a bola lá estar. No final do tempo estipulado para cada momento, dá-se por terminada a situação e a bola recomeça (após a pausa adequada) na posse da outra equipa.

Pontuação: Vence quem obtiver mais golos no final das repetições estipuladas.

Vídeo:


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply