No products in the cart.

PLAYBOOK

Libertar-se do Defensor Direto

Objetivos:

1. Melhorar a capacidade de desmarcação (de rutura ou de apoio);
2. Melhorar a receção da bola;
3. Melhorar o “último passe”, para o pé ou para o espaço;
4. Melhorar a capacidade de drible;
5. Melhorar a capacidade de finalização;
6. Melhorar os aspetos defensivos em situações de duelo individual.

Organização:

a) Dois atacantes contra um defesa e um Guarda-Redes; b) No corredor central de um meio-campo.

Descrição:

O Treinador, colocado num dos corredores laterais, passa a bola para o atacante que se encontra dentro do círculo central. Este recebe a bola e sem sair do círculo central, passa-a para o atacante que está dentro do espaço de jogo (retângulo junto à grande área no corredor central), que se desmarca para receber a bola no pé ou no espaço vazio. Depois de receber a bola, deve ultrapassar o defensor direto, driblando-o, e tentar marcar golo na baliza regulamentar defendida pelo Guarda-Redes.

Esquema:

Libertar-se do Defensor Direto

Regras:

1. Depois do Treinador iniciar a jogada o atacante tem dez segundos para ultrapassar o defesa e marcar golo; 2. O atacante só pode sair do espaço de jogo pela linha da grande área em em direção à baliza; 3. O defesa só pode defender dentro do espaço de jogo.

Progressão:

Numa fase mais adiantada do exercício, o atacante que recebe a bola no círculo central, após o passe para o seu colega dentro do espaço de jogo, movimenta-se para esse espaço de forma a criar uma situação de 2×1+GR.

Aspetos Fundamentais:

1. Qualidade da receção da bola; 2. Boa leitura da desmarcação do companheiro; 3. Desmarcação de apoio ou de rutura de acordo com a movimentação do defesa; 4. Velocidade de decisão e de execução; 5. Marcar golo; 6. Evitar ser ultrapassado pelo atacante; 7. Evitar o golo do atacante.

0

tacticalpedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches


Leave a Reply