Exercício extraído do ebook Teaching Soccer Italian Style – Disponível para iPad em https://itunes.apple.com/us/app/teaching-soccer-italian-style/id903908631?mt=8
O exercício a seguir aborda conceitos de tempo de reação, velocidade de deslocamento e equilíbrio. A atividade ocorre da seguinte maneira:
– As marcações do campo são definidas assim: Duas linhas marcando a extremidade do campo e entre essas linhas dispor 4 cones, no qual irão se dispor um jogador por equipe.
– Os atletas se postam costas a costas com os adversários e de frente para a respectiva linha demarcada em uma das extremidades.
– Ao primeiro sinal do treinador, todos em campo devem empurrar com as costas.
– No segundo sinal do treinador, esse irá chamar por uma equipe. Os jogadores da equipe chamada devem correr até a linha a sua frente. Já os atletas da outra equipe devem fazer um contra movimento buscando alcançar o jogador que estava de costas para ele antes que o mesmo cruze a linha. Esse exercício pode ser feito com ou sem uso de bola.