Exercícios de Louis Van Gaal

Para terminar a análise à Seleção da Holanda treinada por Louis Van Gaal mostraremos alguns Contextos de Exercitação (“exercícios”) utilizados pelo treinador holandês, utilizando o software desportivo TacticalPad (https://www.tacticalpad.com/tacticalpad/index.php).

Para Van Gaal “o objetivo que queremos trabalhar é que faz o exercício”.

Contexto de Exercitação n.º 1: “Variar o corredor de jogo”

Descrição:

– Situação de Jogo (4+1)x3;

– No espaço de jogo (dividido em 2 corredores), cria-se uma situação de 4×3 num dos corredores estando 1 jogador da equipa com a posse da bola no outro corredor a dar largura.

– O objetivo é circular e manter a posse da bola num corredor e em seguida enviar a bola para o jogador no outro corredor, deslocando-se os jogadores para esse corredor (exceto 1 da equipa atacante) e assim sucessivamente.

– Só podem jogar no máximo a 2 toques.

– Ver quantas vezes conseguem levar a bola de um corredor ao outro (sem interceção dos adversários) no tempo estipulado. Em seguida as equipas trocam de funções.

 

Contexto de Exercitação n.º 2: “Posse de Bola 7×3”

Descrição:

– Situação de jogo 7×3.

– Criam-se 3 equipas de 3 jogadores cada, havendo 1 Joker ofensivo. 6 jogadores de duas equipas colocam-se em redor do espaço de jogo estando o Joker Ofensivo no centro do terreno de jogo a providenciar apoio constante ao portador da bola. Essas equipas tentam dar o maior número de passes consecutivos sem interceção dos adversários (3 jogadores da outra equipa). Sempre que algum jogador perde a posse da bola a sua equipa vai para o “meio” defender e a que estava no “meio” passa a atacar juntamente com a outra equipa e assim sucessivamente.

– Só podem jogar no máximo a 2 toques.

– Cada 10 passes consecutivos dão 1 ponto, perdendo a equipa que menos pontos conseguir.

 

Contexto de Exercitação n.º 3: “Posse de bola com Transições”

Descrição:

– Situação de jogo 2+(4×4)+2.

– Divide-se o espaço de jogo em 2 metades. Em cada metade estão 2 jokers ofensivos para ajudar na circulação da bola à equipa atacante e para providenciar linhas de passe à equipa que ganha a posse da bola na outra metade.

– A equipa com a posse da bola (4 jogadores) com o apoio dos 2 jokers ofensivos dessa metade do campo tentam circular a bola perante a oposição de 4 adversários, sempre que consigam dar 5 passes consecutivos sem interceção podem colocar a bola nos jokers ofensivos da outra metade e manter a circulação da bola aí. Os 4 defesas sempre que consigam recuperar a bola devem realizar uma rápida transição ofensiva, retirando a bola dessa metade do campo e enviando-a para os jokers ofensivos da outra metade, realizando a equipa que perdeu a bola uma forte transição defensiva para a tentar recuperar.

– Só podem jogar no máximo a 2 toques.

– Cada 10 passes consecutivos dão 1 ponto, vencendo a equipa que mais pontos conseguir no tempo estipulado.

 

Contexto de Exercitação n.º 4: “Campo Grande”

Descrição:

– Situação de jogo 8x(8+1)+GR.

– Num meio-campo dividido em 6 zonas (da grande área á linha de meio-campo) jogam duas equipas. A equipa atacante com 8 jogadores tenta fazer golo na baliza regulamentar e a equipa que defende com 8 jogadores e 1 Guarda-Redes tenta evitar o golo e recuperar a bola para em seguida a colocar para o “Espaço Grande” para o Ponta de Lança que se encontra à espera da bola no outro meio-campo.

– Os Médios Laterais da equipa atacante só podem jogar nas duas zonas laterais junto aos corredores laterais fazendo sempre “Campo Grande” (exceto quando a bola passa da linha da grande área em que podem entrar para dentro da grande área para irem finalizar ou quando a sua equipa perde a bola e têm de fechar junto aos Médios Centro para tentar recuperar a bola).


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply