FC Barcelona: Sessão de Treino da Equipa de Messi, Suárez e Neymar (2-6-2015)

A poucos dias da Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2015, tivemos a rara oportunidade de visualizar uma Sessão de Treino completa do principal candidato ao título.

Depois de terem ganho a Taça do Rei no Sábado (30-5-2015) e terem tido 2 dias de folga, os jogadores do FC Barcelona realizaram uma Sessão de Treino direcionada para a Recuperação dos titulares no jogo anterior e a estimulação dos que não foram utilizados nesse jogo (ou que jogaram poucos minutos).

Um dos aspetos em evidência nesta Sessão foi a evolução que o Treino dos Guarda-Redes tem vindo a ter, já que os principais Guarda-Redes do FC Barcelona (Bravo e ter Stegen) realizaram quase todo o treino envolvidos nas atividades com bola, como se fossem mais uns jogadores de campo.

Vídeos e Imagens criados no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).

1. Mobilização Geral Individual (2′):

Jogadores realizaram à sua vontade, mobilização dos membros superiores e inferiores.

2. Meínhos 8×2 e 10×2 (10′):

Com a equipa dividida em dois grupos (um de 10 jogadores e outro de 12 jogadores – Guarda-Redes incluídos), realizaram num dos grupos um “Meínho 8×2” e no outro “Meínho 10×2”. Só podiam jogar a 1 toque. Quem estava no meio à mais tempo saía e ao chegar-se aos 20 toques consecutivos sem interceção batiam palmas aos do meio.

Meínhos 8x2 e 10x2

3. Alongamentos Dinâmicos e Saídas em Velocidade com Mudanças de Direção (2 minutos):

Jogadores divididos em 3 grupos. Cada grupo com os seus jogadores em fila. O 1º realizava um alongamento dinâmico pedido pelo Treinador, fazia zig-zag entre 3 estacas e acelerava 12-15 metros, depois iniciava o 2º de cada fila e assim sucessivamente. Realizaram 4 repetições cada jogador.

4. Hidratação (2 minutos).

5. “Jogo dos Passes a 4 Grupos” (8 minutos):

Equipa dividida em 4 grupos de 5 jogadores, cada grupo num quarto do campo. Ao sinal do Treinador cada grupo iniciava a sequência de passes (como mostrado no vídeo seguinte) e durante 1’30” tentavam fazer o maior número de percursos possíveis. Os 3 grupos que menos percursos realizavam tinham de fazer flexões de castigo. Depois de recuperarem, voltavam a fazer de novo mas noutro sentido.

6. Hidratação (2 minutos).

7. Jogos de Manutenção da Posse da Bola – “4×4 com 3 Jokers Ofensivos” e “4×4 com 2 Jokers Ofensivos” (10 minutos):

Equipa dividida em 2 grupos (um de 11 jogadores e outro de 10 jogadores).

No grupo de 11 jogadores realizaram uma situação de “4×4 com 3 Jokers Ofensivos” em que duas equipas de 4 jogadores tentavam manter a posse da bola com a ajuda de 3 Jokers Ofensivos (2 colocados juntos às linhas finais do espaço de jogo e 1 colocado no centro do espaço de jogo) perante a oposição de 4 adversários. Assim que houvesse perda da bola os 4 atacantes tinham de fechar imediatamente para tentar recuperar a bola e os 4 defesas tinham de abrir imediatamente para tentar manter a posse da bola. Realizaram-se duas repetições de 3’30” com 1’30” de pausa.

No grupo de 10 jogadores realizaram uma situação de “4×4 com 2 Jokers Ofensivos” em que duas equipas de 4 jogadores tentavam manter a posse da bola com a ajuda de 2 Jokers Ofensivos (colocados à volta do espaço de jogo) perante a oposição de 4 adversários. Assim que houvesse perda da bola os 4 atacantes tinham de fechar imediatamente para tentar recuperar a bola e os 4 defesas tinham de abrir imediatamente para tentar manter a posse da bola. Um dos jogadores da equipa atacante jogava no centro do espaço de jogo para providenciar apoio aos restantes jogadores e facilitar a manutenção da posse da bola. Realizaram-se duas repetições de 3’30” com 1’30” de pausa.

8. “GR+4×4+GR com 1 Joker Ofensivo” (25 minutos):

Esta situação só foi realizada pelos jogadores que não jogaram (ou jogaram pouco tempo) no jogo anterior. Os titulares da Final da Taça do Rei ficaram a assistir de fora (fazendo alongamentos, hidratação, abdominais, etc.).

No espaço correspondente a duas grandes áreas (com a largura ligeiramente reduzida) enfrentaram-se duas equipas de 5 jogadores (1 Guarda-Redes e 4 jogadores de campo) tendo o apoio de 1 Joker Ofensivo sempre que tinham a posse da bola. Realizaram-se duas partes de 10′ com 2′ de pausa.

GR+4x4+GR com 1 Joker Ofensivo

Em seguida apresentámos o vídeo da Sessão de Treino completa:

https://www.youtube.com/watch?v=yr6FFLT66LU


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply