FC Barcelona x Real Madrid CF: O erro coletivo que permitiu o golo da vitória de Luis Suárez

No “El Clásico” do fim de semana anterior, o FC Barcelona chegou ao golo da vitória aproveitando um erro coletivo do Real Madrid CF.

Hoje mostrámos em detalhe as razões que levaram a que esse golo acontecesse.

Apresentámos também alguns Contextos de Exercitação que poderiam ser realizados durante o Morfociclo Semanal posterior, para corrigir os erros cometidos.

Vídeos e Imagens criados no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).

Erros do Real Madrid CF no golo da vitória (2-1) marcado por Luis Suárez:

1- Falta de reação ao que deveria ser um referencial de pressão coletivo – bola vinda pelo ar para o Lateral adversário. Apesar de Dani Alves receber um passe pelo ar, os jogadores do Real Madrid CF não encurtaram o espaço para a zona de receção da bola de uma forma agressiva, apenas Isco esboçou uma reação e mesmo assim sem grande intensidade:

D.Alves 1

2- Dani Alves teve cerca de 4 segundos (uma eternidade ao mais alto nível) para receber a bola, levantar a cabeça para determinar a melhor opção e finalmente realizar o passe em profundidade para as costas da defesa adversária onde Luis Suárez a recebeu e marcou o golo à saída de Casillas. Tudo isto sem que Isco o pressionasse realmente, apenas se aproximou do Lateral brasileiro, colocando-se à sua frente, nunca sendo uma real ameaça à manutenção da posse da bola por parte do jogador blaugrana:

D.Alves 2

3- A Linha Defensiva do Real Madrid CF estava mal colocada, nomeadamente Pepe e Carvajal que não garantiram a cobertura dos defesas mais próximos da bola (Marcelo e Sérgio Ramos). Na imagem seguinte podemos ver como Luis Suárez está na linha do Central mais próximo da bola (para evitar ficar em fora de jogo). Pepe deveria estar a dar cobertura a Sérgio Ramos, colocando-se mais próximo da sua baliza do que Luis Suárez. Como tal não aconteceu, o atacante uruguaio partiu à sua frente e ganhou de imediato uma vantagem posicional que aproveitou para marcar o golo decisivo.

Linha Defensiva

O trabalho de um Treinador de Futebol é corrigir os erros da sua equipa para dessa forma a tornar cada vez mais forte.

Tendo isto em consideração, Carlo Ancelotti nas próximas sessões de treino poderia utilizar os seguintes Contextos de Exercitação. Estes Contextos de Exercitação foram criados de acordo com a Metodologia de Treino da Periodização Tática (explicada ao pormenor no Livro: Modelo de Jogo do FC Bayern Munique).

Contexto de Exercitação #1 – “Meínho 4×1 com Pressão ao Portador da Bola”:

Meínho 3D

Atividade a ser utilizada no “Dia Azul” da Periodização Tática e destinada a melhorar o “Erro #2”.

Neste Contexto de “Meínho 4×1”, o jogador que vai ao “meio” tem como missão durante 1 minuto, evitar que os adversários consigam manter a bola por 4 segundos no seu espaço de jogo (ganhando 1 ponto caso o consigam). Caso consiga recuperar a bola deve sair com ela controlada do espaço de jogo (ganhando 1 ponto) e assim sucessivamente até ao final do tempo estipulado, havendo em seguida troca de jogador a ir ao “meio”.

Com esta atividade conseguiremos transmitir aos jogadores, a importância de serem agressivos na pressão ao portador da bola quando se é o jogador mais próximo da mesma.

Contexto de Exercitação #2 – “GR+10×10+GR com Treino dos Referenciais de Pressão”:

Referenciais Pressão - Verde

Atividade a ser utilizada no “Dia Verde” da Periodização Tática e destinada a melhorar o “Erro #1”.

Neste Contexto de “GR+10×10+GR”, a bola sai sempre a partir do Guarda-Redes (da equipa a ter a posse da bola), que a deve colocar pelo ar para um dos seus Laterais que a aguardam no retângulo delimitado pelos cones no seu corredor e no seu meio-campo defensivo (local onde antes de a bola ser passada pelo Guarda-Redes não pode ter mais nenhum jogador no seu interior). Após a bola ser passada pelo Guarda-Redes, a equipa adversária deve tentar recuperá-la de imediato (se a conseguir recuperar no interior desse espaço ganha 1 ponto). Sempre que a bola sai do terreno de jogo, volta para o Guarda-Redes da equipa que ganhou a sua posse que a deve colocar num dos Laterais colocados nas suas “zonas exclusivas” e assim sucessivamente durante períodos de 8 minutos e respetiva pausa de 2 minutos entre cada “jogo”. Cada golo vale 2 pontos.

Com esta atividade conseguiremos treinar um dos referenciais de pressão (pressão ao recetor de uma bola alta), tornando percetível para todos os jogadores o que deverão fazer sempre que tal situação se passar no Jogo.

Contexto de Exercitação #3 – “6×2+GR com Treino da Cobertura entre os Centrais”:

Velocidade 3D

Atividade a ser utilizada no “Dia Amarelo” da Periodização Tática e destinada a melhorar o “Erro #3”.

Neste Contexto de “6×2+GR”, a bola está inicialmente na posse do Pivot (nº6) que a passa para um dos seus Laterais (nº2 ou nº3). O Lateral ao receber a bola vai analisar a situação e optar por uma de duas situações: a) colocar a bola em profundidade para as costas dos Centrais adversários para a entrada do seu Ponta de Lança (nº9) ou, b) colocar a bola para o espaço entrelinhas (espaço entre “médios” e “defesas” adversários) para que o seu Ponta de Lança (nº9) a receba e a coloque para a entrada de um dos seus Extremos (nº7 ou nº11) para assim tentarem marcar golo numa situação de superioridade numérica 3×2+GR. Após o sinal do Treinador para se iniciar a situação, os atacantes têm no máximo 10 segundos para conseguirem marcar golo (golo após passe do Lateral em profundidade para as costas dos Centrais vale 2 pontos, golo em situação de 3×2+GR vale 1 ponto). Se Centrais recuperarem a bola devem colocá-la num dos “manequins” amarelos que simulam os seus restantes companheiros de equipa (ganhando dessa forma 1 ponto).

Com esta atividade conseguiremos treinar o posicionamento em Cobertura Defensiva de um Central ao outro, melhorando assim a Coordenação entre eles nestas situações do Jogo.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply