Objetivos:
1. Melhorar a velocidade de reação;
2. Melhorar a capacidade de drible;
3. Melhorar a capacidade de finalização;
4. Melhorar os aspetos defensivos em situações de duelo individual.
Organização:
a) GR+1×1+GR; b) Num espaço delimitado na zona central da grande área com duas balizas regulamentares.
Descrição:
Divide-se o grupo em duas equipas. Os jogadores de cada equipa colocam-se em fila num canto do seu campo. Ao sinal do Treinador o primeiro de cada fila parte em direção à bola que está colocada num espaço delimitado na zona central da grande área. O primeiro a conseguir tocá-la deve tentar ultrapassar a linha final do adversário (nesse espaço delimitado), driblando-o ou progredindo para a área do adversário. Em seguida tenta marcar golo. Se o defesa (jogador que não chegou à bola primeiro) recuperar a bola, pode tentar marcar golo desde que invada a área do adversário (passar pela linha final do adversário no espaço delimitado). Em seguida inicia o exercício o segundo de cada fila e assim sucessivamente. Vence a equipa que marcar mais golos no tempo estipulado.
Esquema:
Regras:
1. Só podem partir ao sinal do Treinador; 2. O golo só é válido se o remate for realizado na área do adversário (depois da linha final do espaço central delimitado).
Progressão:
Numa fase mais adiantada do exercício, o Treinador define qual a fila de jogadores que deve ser a referência para iniciarem a situação. Começam a correr quando quiserem e os adversários só podem partir depois deles iniciarem a corrida.
Aspetos Fundamentais:
1. Velocidade de reação; 2. Chegar primeiro à bola; 3. Invadir rapidamente a área adversária; 4. Fintar/Ultrapassar o adversário; 5. Não ser ultrapassado/Recuperar a bola; 6. Marcar golo.