Finalização em Superioridade Numérica

Objetivos:

1. Melhorar a coordenação;
2. Desenvolver a velocidade de deslocamento e de execução;
3. Desenvolver a tomada de decisões ofensivas em superioridade numérica;
4. Melhorar a capacidade de finalização;
5. Desenvolver a tomada de decisões defensivas em inferioridade numérica;
6. Melhorar a capacidade de defender e de não ser ultrapassado pelos adversários.

Organização:

a) 2×1+GR; b) Em meio-campo.

Descrição:

Divide-se a equipa em três filas (duas de atacantes e uma de defesas). As filas dos atacantes ficam nos corredores laterais junto às escadas de agilidade. A fila dos defesas fica na pequena área junto à escada de agilidade. Ao sinal do Treinador, o primeiro de cada uma das três filas realiza skipping na escada de agilidade que tem à sua frente (um apoio em cada espaço e o mais rapidamente possível, mas sempre com uma boa técnica de execução). Depois de realizarem o skipping, os atacantes contornam as bandeiras a alta velocidade e recebem a bola do Treinador enquanto o defesa se desloca rapidamente para a zona central do campo, fora da grande área. Após receberem a bola, os atacantes devem finalizar o mais rapidamente possível. O defesa deve fazer contenção de forma a conseguir evitar que os atacantes marquem golo, se conseguir recuperar a bola deve enviá-la rapidamente para o Treinador que se encontra no círculo central. Após a situação terminar os jogadores regressam às suas filas e é iniciada uma nova situação com os que estavam em segundo nas filas e assim sucessivamente.

Esquema:

Finalização em Superioridade Numérica

Regras:

1. Após receberem a bola do Treinador, os atacantes só têm 10 segundos para conseguirem marcar; 2. Aplica-se a regra do fora-de-jogo.

Progressão:

Numa fase mais adiantada do exercício, coloca-se mais uma fila de defesas, criando-se assim uma situação de GR+2×2.

Aspetos Fundamentais:

1. Correta execução técnica do skipping; 2. Máxima velocidade de deslocamento; 3. Com bola se defesa vem, passo ao colega; 4. Com bola se defesa fica com colega, avanço para a baliza; 5. Dar sempre cobertura ao portador e linha de passe; 6. Marcar golo; 7. Não ser ultrapassado/Recuperar a bola; 8. Fazer contenção, não perder a posição.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply