Ideias para se poder “Aquecer com Bola”

Os jogadores devem ter o maior tempo de contato possível com a bola (desde os mais novos até aos mais velhos).

Isso deve ser conseguido desde o minuto inicial das sessões de treino, sempre que possível.

Podemos estruturar um aquecimento padrão em que iniciámos com corrida contínua a baixa intensidade à volta do campo.

Algumas vezes este tipo de aquecimento incompleto é realizado por falta de condições materiais e humanas para realizar outro tipo de atividade.

A maior parte das vezes é realizado por falta de imaginação.

A corrida contínua de baixa intensidade à volta do campo DEVE SER SUBSTITUÍDA POR ATIVIDADES EM QUE HÁ A UTILIZAÇÃO DA BOLA.

Com os exercícios mostrados em seguida queremos ajudar os Treinadores e PRINCIPALMENTE OS JOGADORES a aproveitarem o tempo de treino para desenvolverem aquilo que realmente necessitam e não percam tempo com atividades desnecessárias*.

Vídeos e imagens criados através do software desportivo TacticalPad.

* atividades que podem ser substituídas, sem nenhuma perda de benefícios – bem pelo contrário -, por outras atividades bem mais importantes.

“CONDUZIR E PASSAR”

Momento: Organização Ofensiva.

Organização: Metade dos jogadores com bola.

Nível de Organização: Individual.

Tempo de Exercitação: 1’30” cada variante.

Imagem:

Conduzir e Passar

Descrição: Divide-se os jogadores em 2 grupos. O grupo com bola fica no centro do espaço de jogo enquanto o grupo sem bola fica no exterior do espaço de jogo. Ao sinal do treinador, os jogadores com bola conduzem-na para um colega situado exteriormente e passam-na, ocupando o seu lugar, o que recebe a bola faz a sua condução e passa a outro colega colocado exteriormente e assim sucessivamente.

Em seguida realiza-se o exercício com a mesma organização, mas desta vez a condução da bola deve ser realizada através de toques de sustentação, tentando se possível que a bola nunca entre em contato com o solo.

Vídeo:

“PASSAR A DOBRAR E TROCAR DE PAR”

Momento: Organização Ofensiva.

Organização: Metade dos jogadores com bola.

Nível de Organização: Individual.

Tempo de Exercitação: 2′ (cada grupo troca de funções após 1′).

Imagem:

Passar a Dobrar e Trocar

Descrição: Divide-se os jogadores em 2 grupos. Os jogadores do grupo que fica no exterior do espaço de jogo com bola, os outros ficam no centro do espaço de jogo sem bola. Ao sinal do treinador, cada jogador sem bola dirige-se a um com bola e trocam 2 passes (um realizado com o pé direito e outro com o pé esquerdo), depois dirige-se a outro jogador com bola e troca mais 2 passes e assim sucessivamente. No final do tempo estipulado os jogadores trocam de funções.

Vídeo:


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply