Objetivos:
– Melhorar a capacidade de manter a posse da bola em espaços reduzidos;
– Melhorar a capacidade de finalização;
– Desenvolver a velocidade de decisão e de execução;
– Desenvolver a capacidade de defender em inferioridade numérica.
Livro Digital de Pedro Mendonça:
“O Modelo de Jogo do FC Bayern Munique”
Organização:
a) GR+5×5+GR com um Joker Ofensivo; b) No espaço correspondente a duas grandes áreas.
Descrição:
No espaço correspondente a duas grandes áreas jogam duas equipas de 5 jogadores, com dois Guarda-Redes em balizas regulamentares. Existe também 1 Joker Ofensivo. Desta forma cria-se uma situação de GR+6×5+GR com superioridade numérica da equipa com a posse da bola. As equipas tentam marcar o maior número de golos possível no tempo estipulado, aproveitando a superioridade numérica para manter e circular a bola com segurança.
Vídeo:
Regras:
1. Os jogadores só podem dar 2 toques consecutivos na bola como máximo; 2. Sempre que a bola sai do espaço de jogo ou há falta a situação recomeça no Guarda-Redes da equipa que fica com a posse da bola (importante haver muitas bolas na baliza para rápida reposição).
Progressão:
Numa fase mais adiantada do exercício, os jogadores podem jogar à vontade, sem limitação quanto ao número de toques na bola.
Aspetos Fundamentais:
1. Boa circulação e manutenção da posse da bola; 2. Qualidade da receção e do passe; 3. Velocidade de decisão e de execução; 4. Finalização em qualidade e não em quantidade; 5. Marcar golo / Acertar na baliza; 6. União e solidariedade entre os jogadores em inferioridade numérica; 7. Não sofrer golo.