Objetivos:
– Melhorar a capacidade de manter a posse da bola;
– Melhorar a capacidade de jogar a 1 toque;
– Desenvolver a capacidade de ler o jogo;
– Desenvolver a criação de apoios constantes ao portador da bola;
– Desenvolver a capacidade de jogar em espaços reduzidos.
Organização:
a) GR+10×10+GR com os jogadores colocados nas suas posições habituais; b) No corredor central de um meio-campo.
Descrição:
Em meio-campo (exceto os corredores laterais) jogam duas equipas de 10 jogadores e dois Guarda-Redes, colocados na estrutura tática utilizada pela equipa. As equipas tentam marcar golo na baliza regulamentar da equipa adversária. Vence a equipa que mais golos marcar no tempo estipulado. É importante haver muitas bolas disponíveis nas zonas laterais exteriores ao espaço de jogo para o jogo ter continuidade.
Esquema:
Regras:
1. Os jogadores só podem dar 1 toque consecutivo na bola como máximo; 2. Os jogadores da equipa sem a posse da bola só a podem recuperar através de uma interceção.
Progressão:
Numa fase mais adiantada do exercício, os jogadores jogam sem restrições de toques e podem desarmar os adversários.
Aspetos Fundamentais:
1. Boa circulação e manutenção da posse da bola; 2. Qualidade no jogo a 1 toque; 3. Cabeça levantada; 4. Apoios constantes ao portador da bola; 5. Velocidade de decisão e de execução.