OBJETIVO:
1. DEFESA
– Senso de posicionamento dos jogadores da defesa de acordo com a zona de cada um
– Cobertura e apoio defensivo por zonas
2. ATAQUE
– Aproximação para criação de superioridade numérica
– Valorização da posse de bola para ataque eficaz
DIMENSÕES DO CAMPO:
Uma metade do campo será dividida em 7 zonas, sendo:
– Faixa mais próxima ao meio campo: divisão em 4 zonas
– Faixa mais próxima ao gol divisão em 2 áreas menores nas laterais e 1 faixa maior (o dobro de tamanho das demais) no meio, região da grande área.
EQUIPES:
ATAQUE: 6 JOGADORES – DOIS MEIAS, DOIS ATACANTES DE ÁREA E DOIS PONTAS OU LATERAIS
DEFESA: 6 + 1 JOGADORES – DOIS ZAGUEIROS, DOIS LATERAIS, DOIS VOLANTES E UM GOLEIRO
REGRAS:
Seguindo a divisão das zonas, cada atleta da defesa será responsável pelo seu setor.
Somente a zona central da defesa (dentro da área) será de responsabilidade de até 2 marcadores com o auxílio de NO MÁXIMO um lateral.
Nas zonas menores laterais, um jogador da defesa poderá sair para fazer a cobertura, desde que 2 atacantes estejam nela.
O mesmo vale para o ataque: um jogador responsável pelas zonas menores e os dois atacantes ao centro. Porém, o ataque possui o direito de ter sempre construir superioridade numérica em qualquer zona.
A movimentação entre os atacantes é livre
VARIAÇÕES:
Limitação de toques na bola.
Número mínimo ou máximo de passes para finalizar.
Pontuação para a defesa: recuperar a posse de bola e trocar um determinado número de passes ou passar o meio campo.
VÍDEO: