Nos Quartos de Final da Liga dos Campeões da UEFA o Chelsea FC de José Mourinho eliminou o Paris SG.
No final do jogo, José Mourinho referiu: “Experimentámos diferentes sistemas no treino para os jogadores saberem o que fazer em cada situação. Demba Ba entrou e marcou um golo importante para nós.”
Em seguida apresentámos exemplos de Contextos de Exercitação (exercícios) que podem ajudar os Treinadores a virarem um resultado desfavorável seguindo o exemplo de José Mourinho neste jogo. Até aos 65 minutos o Chelsea FC jogava num sistema de 1-4-2-3-1 e vencia por 1-0 faltando um golo para passar a eliminatória.
Aos 65 minutos de jogo José Mourinho substituiu Lampard por Demba Ba, passando assim de um sistema de 1-4-2-3-1 para um 1-4-4-2 losângulo. A partir desta altura a Organização Ofensiva do Chelsea FC passou a ser baseada no Jogo Direto para Demba Ba.
A alteração final foi aos 80 minutos com a saída de Óscar e a entrada de Fernando Torres, mantendo o sistema de 1-4-4-2 em Organização Ofensiva mas quando em posse de bola, Fernando Torres deslocava-se do corredor lateral para o centro do terreno de jogo, passando o Chelsea FC a jogar com 3 Pontas de Lança.
Em seguida mostramos como treinar o Jogo Direto utilizado por José Mourinho neste jogo, seguindo-se os Princípios da Periodização Tática.
“Dia Azul” (Dia dos SubPrincípios e SubSubPrincípios com tensão da contração muscular aumentada):
Contexto de Exercitação n.º 1:
Contexto de Exercitação n.º 2:
“Dia Verde” (Dia dos MacroPrincípios e SubPrincípios com duração da contração muscular aumentada):
Contexto de Exercitação n.º 3:
Contexto de Exercitação n.º 4:
“Dia Amarelo” (Dia dos SubPrincípios e SubSubPrincípios com velocidade da contração muscular aumentada):
Contexto de Exercitação n.º 5:
Contexto de Exercitação n.º 6: