José Mourinho para Jovens (1ª Parte)

Ideias Gerais de José Mourinho para o Treino de Jovens Futebolistas:

– A Sessão de Treino deve ter uma estrutura e objetivo.

– O treinador deve organizar os conteúdos com progressão.

– Os jovens devem entender realmente os objetivos dos exercícios.

– Eles devem trazer para o Jogo (11×11), o que aprenderam, o que praticaram durante o dia, durante a semana, durante os meses e durante os anos da sua formação.

– Eles devem apreciar o jogo e ficarem preparados para serem pessoas de sucesso no futuro.

Vídeos e Imagens criadas no software desportivo TacticalPad.

Pedro Mendonça

1. Passe Posicional

Equipa dividida em grupos de 10 jogadores. Exercício de aquecimento (incluindo a bola e a habilidade). Passar e seguir o passe a um ritmo ligeiro. O 1º controlo é importante. Ter atenção com o passe e com a qualidade da receção assim como a velocidade da bola.

Imagem:

JM - Positional Pass

Vídeo TacticalPad:

Vídeo:

2. Posse de Bola – Comunicação e Concentração (5+5)x(5+5) com 4 Guarda-Redes

Equipa dividida em 4 grupos de 5 jogadores, cada um dos grupos com uma cor diferente. Jogam (5+5)x(5+5) com 4 Guarda-Redes a darem apoio pelo exterior aos grupos que têm a posse da bola. Por exemplo, azuis jogam com vermelhos contra castanhos e pretos mas ao fim de algum tempo o treinador dá indicação para os grupos trocarem (por exemplo, vermelhos com castanhos contra azuis e pretos) e assim sucessivamente. Neste exercício a comunicação entre os jogadores é necessária (de forma a não passarem a bola a um jogador do grupo errado). Insistir na boa ocupação do espaço. Tirar a bola da zona de pressão. Pensamento rápido. Desenvolver o jogo com os pés dos Guarda-Redes.

Imagem:

Ball Possession - C & C

Vídeo TacticalPad:

Vídeo:

3. Jogo Posicional – 4 zonas (6×4)

Jogo 4×4 com 2 apoios ofensivos. Num retângulo dividido em 4 zonas, em cada zona jogam 1 azul contra 1 vermelho (limitados sempre à sua zona) com o apoios dos 2 jogadores castanhos que se podem movimentar por todas as zonas para darem apoio constante ao portador da bola. O objetivo é criar situações de 3×1 e levar a bola de uma zona para as outras. Os jogadores sem bola da equipa atacante que se encontram nas outras zonas devem criar espaço. Os 2 jogadores castanhos devem dar dinâmica ao exercício. Isto ajuda a desenvolver a capacidade de manter a posse da bola.

Imagem:

Positional Play

Vídeo TacticalPad:

Vídeo:

4. Jogo Posicional – Apoio: 10x(6+4)

Jogo 10x(6+4). Os 10 jogadores da equipa atacante tentam entrar com a bola controlada na Grande Área da equipa adversária. Os 6 defensores que se encontram dentro do espaço de jogo tentam ganhar a posse da bola e colocá-la em seguida num dos seus 4 companheiros que se encontram no exterior do espaço de jogo, ganhando ponto quando a bola chega ao Ponta de Lança (nº 9). O Defesa Central da equipa azul pode entrar dentro do espaço de jogo para evitar que a outra equipa consiga entrar com a bola dentro da Grande Área. Os Defesas Centrais da equipa vermelha, quando a sua equipa perde a posse da bola, devem fechar as linhas de passe para o Ponta de Lança da outra equipa (que pode dar alguma profundidade para tentar receber a bola).

Imagem:

Positional Play - Supports

Vídeo TacticalPad:

Vídeo:

Referência:

DVD: Football for Kids by José Mourinho


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply