3DApesar de ter “sobrevivido” à 1ª mão, a verdade é que o Manchester United treinado pelo escocês David Moyes tem poucas possibilidades de se apurar para as Meias Finais da Liga dos Campeões da UEFA.

Uma das razões para este prognóstico é a análise ao estudo científico de Vogelbein, M. et al. (2014): Defensive transition in soccer – are prompt possession regains a measure of success? da Revista Científica “Journal of Sports Sciences”, em que foi concluído que recuperar a bola o mais rapidamente possível logo após a sua perda é determinante para o sucesso no futebol.

Ora é precisamente isso (Recuperação imediata da bola logo após a sua perda) que o FC Bayern de Munique treinado pelo espanhol Pep Guardiola tem como Grande Princípio de Jogo no Momento de Transição Defensiva (momento em que a equipa perde a bola).

Alguns dos comportamentos (SubPrincípios) que possibilitam que o FC Bayern de Munique consiga realizar com êxito esta recuperação quase imediata da bola logo após a sua perda são os seguintes:

1. Rápida mudança de atitude mental (de ofensiva para defensiva):

https://www.youtube.com/watch?v=7mL3FMIDuWQ

2. Aproximar rapidamente os jogadores do local em que a bola foi perdida (atitude coletiva):

Aproximar da bola

Outros aspetos importantes a ter em consideração:

– Para esta recuperação imediata da bola ser bem sucedida é necessário que os jogadores tenham uma mentalidade atacante mesmo quando não têm a bola, isto é, mesmo sem a bola devem “atacar” no sentido de recuperar a bola rapidamente;

– Não esquecer que para esta Transição Defensiva ter êxito (recuperação imediata da bola) é muito importante que a Organização Ofensiva (quando têm a bola) permita que isso possa acontecer em seguida (desta forma muito do êxito do FC Bayern de Munique na recuperação imediata da bola logo após a sua perda tem como origem os comportamentos que a equipa adota mesmo antes de a perder).

(Visited 1 times, 1 visits today)