Objetivos:
1. Melhorar a capacidade de manter a posse da bola;
2. Desenvolver a criação de apoios constantes ao portador da bola;
3. Melhorar a capacidade de jogar em espaços reduzidos;
4. Desenvolver a capacidade de fazer “Campo Pequeno” quando não se tem a posse da bola (defesas juntos, realizando apoios e coberturas constantes); 5. Desenvolver a capacidade de pressionar a equipa adversária, para se recuperar a posse da bola o mais rapidamente possível.
Organização:
a) Três equipas de 6 jogadores realizam uma situação de 12×6 (duas equipas contra a outra); b Num espaço retangular.
Descrição:
Divide-se o grupo em três equipas de 6 jogadores. Duas equipas jogam uma contra a outra dentro do espaço de jogo, tentando manter a posse da bola. Os jogadores da terceira equipa ficam nos lados exteriores do espaço de jogo, servindo de apoios ofensivos à equipa que tem a posse da bola. No final do tempo estipulado uma das equipas que joga no interior do espaço de jogo troca de funções com a equipa colocada por fora do espaço de jogo.
Esquema:
1. Os jogadores da equipa que joga por fora do espaço de jogo só podem dar 2 toques consecutivos na bola como máximo, os que jogam por dentro do espaço de jogo não têm limitações de toques; 2. Por cada 10 passes consecutivos sem interceção da equipa adversária a equipa que os deu ganha 1 ponto; 3. Vence a equipa que mais pontos realizar no tempo estipulado.
Progressão:
Numa fase mais adiantada do exercício, os jogadores das equipas que jogam por dentro do espaço de jogo só podem dar no máximo dois toques seguidos na bola e os jogadores da equipa que joga por fora do espaço de jogo só podem dar um toque seguido na bola.
Aspetos Fundamentais:
1. Boa circulação da bola; 2. Apoios constantes ao portador da bola; 3. Velocidade de decisão e de execução; 4. Fechar a equipa e jogadores juntos quando sem a posse da bola; 5. Realizar uma pressão intensa para se recuperar a bola o mais rápido possível.