Um dos esquemas defensivos mais utilizados na Europa, e que também tem dado certo em alguns clubes do Brasil, a marcação com 2 linhas de 4 (defesa e meio campo) pode ser muito conveniente para uma equipe. O esquema, utilizando-se do conceito de marcação por zona, evita um desgaste físico excessivo dos jogadores, como ocorre na marcação pressão e congestiona os setores onde a bola está localizada.
Confira um exercício de jogo 11 x 11 que trabalha esse tipo de marcação:
CAMPO DE JOGO: Campo todo, sendo que em uma metade do campo, serão criadas 8 divisões, sendo 4 espaços na linha da defesa e mais 4 na linha do meio.
POSICIONAMENTO DOS JOGADORES DE DEFESA: cada um dos jogadores da defesa ou do meio será responsável pela marcação no seu setor. Ou seja, deverá tomar conta da sua zona de modo a evitar o desenvolvimento do jogo por parte da equipe adversária. Não será permitido que o jogador de uma zona auxilie o companheiro em outra zona de marcação. Os dois atacantes serão os únicos que poderão entrar em qualquer espaço de jogo.
POSICIONAMENTO DOS JOGADORES DO ATAQUE: livre, de acordo com modelo de jogo adotado pelo treinador. As zonas não interefem no ataque.
DESENVOLVIMENTO: respeitando as regras tanto para defesa, quanto para o ataque, os jogadores jogarão um jogo formal. Contudo, ao perder a posse da bola, a equipe a se marcar por zona deverá rapidamente se recompor, cada jogador ocupando seu setor. Poderá ser criado um sistema de pontuações, onde, por exemplo, o gol sofrido dobra seu valor quando um jogador está fora de sua zona de marcação. A equipe sem delimitação de espaço de marcação deverá reazliar uma marcação pressão.
VARIAÇÕES DA ATIVIDADE:
– Permitir que o jogador da defesa passe para uma das zonas adjacentes à sua para auxiliar na marcação, controlando o número máximo de jogadores da defesa por zona.
– Controlar o número de jogadores do ataque por zona.
– Colocar regra para a bola passar por zonas específicas antes da finalização.
– Use sua criatividade conforme a necessidade da sua equipe.
http://youtu.be/VDcsS-ZTLTQ