Modelo de Jogo da Academia do Sporting CP – Processo Ofensivo e Sistema Tático (João Poças)
Através do “Relatório Final de Estágio de João Poças – FMH, 2015” podemos ter acesso ao Modelo de Jogo da Equipa de Sub15 do Sporting CP na temporada de 2010/2011.
O Sistema Tático adotado pelos Sub15 do Sporting CP (2010/2011) é o 1x4x3x3 clássico, com os 3 jogadores do meio-campo em triângulo invertido (1+2), com um médio mais recuado e dois mais adiantados, ficando os Extremos bem abertos nos corredores:
Em relação ao Processo Ofensivo, estes eram os seus MACRO Princípios:
- A equipa deve ter como principal método ofensivo o ataque rápido, procurando circular a bola de forma curta, explorando os corredores laterais na tentativa de abrir espaços na equipa adversária. Caso isso não seja possível deve manter a posse de bola até se criar uma oportunidade de finalização.
- Deve tirar o máximo partido da largura do terreno de jogo para que possa explorar os corredores laterais de uma forma mais enfática.
- Cumprir sempre com o princípio específico da cobertura ofensiva e da mobilidade, de forma não só a garantir uma boa manutenção da posse de bola mas também como forma de ocupar estrategicamente o terreno de jogo para uma transição ataque-defesa mais facilitada.
Em relação aos Meso Princípios do Processo Ofensivo podemos distinguir os seguintes:
SETOR DEFENSIVO
i) A Defesa deve circular a bola rapidamente para a fazer chegar aos Laterais logo que possível (1ª opção), garantindo sempre a cobertura ofensiva das suas manobras. Caso a equipa adversária não permita que o primeiro passe saia para um dos Laterais deve então procurar apoio no Médio mais Defensivo (2ª opção) e em último caso usar o passe direto para os Extremos ou para o Avançado (3ª opção):
ii) Os dois Laterais nunca devem ocupar os respetivos corredores laterais em simultâneo para que a defesa possa acompanhar as oscilações do jogo de forma segura, garantindo as coberturas ofensivas:
SETOR MÉDIO
O triângulo invertido do meio-campo deve fazer chegar a bola aos Extremos da forma mais rápida possível e aproveitar a subida do Lateral do lado da bola para a criação de superioridade numérica no corredor. Neste processo deve sempre dar o máximo apoio às manobras e movimentações dos Extremos e Avançado respeitando sempre a cobertura e mobilidade ofensiva. Deve garantir uma relação bastante compacta entre os seus membros:
SETOR OFENSIVO
Os Extremos e o Avançado devem dar mobilidade às ações da equipa, procurando constantemente os espaços na defesa adversária para que possam receber a bola e criar desequilíbrios. Devem combinar as suas ações com as movimentações dos Médios mais Ofensivos e Laterais para criar superioridade numérica nos corredores laterais:
Relativamente aos micro princípios do Processo Ofensivo podemos distinguir os seguintes:
Apresentámos também alguns exercícios direcionados para desenvolver o Processo Ofensivo:
Finalização – GR+1×1+GR
Imagem e Descrição:
Vídeo:
Jogo 5×5 com 5 Jokers Ofensivos
Imagem e Descrição:
Vídeo:
Vídeo 3D: