Modelo de Jogo da Holanda 2014 – Organização Defensiva e Transições

Neste artigo acabaremos a análise ao Modelo de Jogo da Holanda de Louis Van Gaal, revelando os comportamentos adotados quando estão em Organização Defensiva e nas Transições (Defensivas e Ofensivas).

Imagens realizadas com o software TacticalPad (https://www.tacticalpad.com/tacticalpad/compra.php).

O Grande Princípio da Transição Defensiva da Holanda de Louis Van Gaal é “Pressionar a bola no local da perda para a recuperar ou para a equipa se reorganizar defensivamente“.

SubPrincípios:

– Pressão imediata ao adversário que ficou em posse da bola (pelo jogador que a perdeu ou algum mais próximo) e ao espaço (jogadores) em redor da bola.

TD Pressão local da perda

– Reocupação rápida das posições defensivas logo após a perda da bola de forma a estabelecer um equilíbrio defensivo imediato.

TD Reorganização posicional defensiva

O Grande Princípio da Organização Defensiva da Holanda de Louis Van Gaal é “Condicionar o jogo da equipa adversária através da utilização da defesa à zona“.

SubPrincípios:

– Pressionar os Centrais adversários para não conseguirem sair a jogar “curto” desde trás (Médio Ofensivo junta-se ao Ponta de Lança).

Pressão alta– Condicionar os adversários a jogarem para os corredores laterais e pressionar quando a bola aí entra para a recuperar.

Pressão nos corredores laterais– Basculação defensiva para o lado da bola.

Basculação– Cobertura Defensiva entre os Médios Centro (quando Médio Centro do lado da bola sai para pressionar o portador da bola, o outro recua para garantir Cobertura Defensiva).

Cobertura entre Médios– Criação de superioridade numérica nos corredores laterais garantido sempre uma Cobertura Defensiva de 1-2 jogadores ao defesa que se opõe ao portador da bola.

Cobertura nas linhas laterais– Linhas Defensiva e Média muito juntas e compactas (espaço curto “entre-linhas”).

Espaço curto entre-linhas– Defesa Central acompanha Ponta de Lança adversário que recua para receber a bola no espaço “entre-linhas”, tendo cobertura imediata dos outros 3 defesas.

Defender espaço entre-linhas– Ocupação dos espaços privilegiados para a finalização (espaços na zona central da grande área) por todos os jogadores (exceto o Ponta de Lança).

Ocupação dos espaços na área

O Grande Princípio da Transição Ofensiva da Holanda de Louis Van Gaal é “Retirar a bola da zona de pressão para a manter em segurança e entrar em Organização Ofensiva“.

SubPrincípios:

– Tirar a bola da zona onde foi recuperada (zona de pressão), garantindo que a mantêm em sua posse (perder sistematicamente a bola e ter de voltar a recuperá-la “custa energia”) não tendo problemas em usar o Guarda-Redes como referência.

TO Retirar a bola da zona de pressão– Ponta de Lança em Organização Defensiva não recua no terreno de jogo de forma a ser opção de passe quando a sua equipa recupera a bola. Desta forma deve aproveitar o “Espaço Grande” (espaço “entre-linhas” de uma linha lateral à outra) para receber a bola e servir como Pivôt ao desenvolvimento do Contra-Ataque da sua equipa.

TO Espaço Grande

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply