Nuno Espírito Santo – Aquecer com Conceitos

O tempo é precioso, assim temos de otimizar a nossa prática de forma a aproveitar ao máximo cada momento disponível.

Nuno Espírito Santo, antigo treinador do Valência CF,  dá-nos alguns exemplos de como se introduzir conceitos futebolísticos logo a partir do aquecimento nas sessões de treino.

 

1. Receção Orientada e Passe ao(s) Colega(s):

Grupos de 3 jogadores (2 nas extremidades e 1 no centro) com 1 bola. O jogador do centro recebe a bola de um colega de uma das extremidades de forma a que com o 1º toque fique de imediato orientado para o jogador da outra extremidade, passando-lhe a bola em seguida e recebendo-a novamente orientando-a e assim sucessivamente.

Deve-se jogar no máximo a 2 toques (receção orientada e passe).

Ao fim de algum tempo deve-se trocar de jogador no centro (sem perder-se a dinâmica do exercício).

2. “Terceiro Homem”:

Grupos de 3 jogadores (2 nas extremidades e 1 no centro) com 1 bola. O jogador do centro passa a um colega de uma das extremidades, indica para onde quer receber a bola e olha para a frente (para o colega da outra extremidade) para ir buscar a bola ao outro colega e voltar a repetir a mesma sequência e assim sucessivamente. Jogar sempre a 1 toque.

O jogador deve garantir um bom apoio e olhar para o colega mais distante.

Ao fim de algum tempo deve-se trocar de jogador no centro (sem perder-se a dinâmica do exercício).

3a. Ganhar Posição, Antecipar e Passar:

Grupos de 3 jogadores (1 com bola e 2 juntos um à frente do outro). Jogador com bola passa-a para a frente dos 2 jogadores, o defesa (jogador mais afastado da bola) tem que antecipar, ganhar a bola e jogar para quem passou, voltando em seguida para a posição inicial para voltar a repetir a situação e assim sucessivamente.

O defesa deve entrar numa posição que lhe permita estar no jogo mesmo perdendo a interceção da bola e não de costas para o adversário: “consigo antecipar perfeito, não consigo estou no jogo”.

Antecipando pelo lado esquerdo do adversário deve atacar a bola com o pé esquerdo e do lado direito com o pé direito.

Ao fim de algumas repetições os jogadores trocam de funções.

3b. Ganhar Posição, Manter a Bola e Passar:

Grupos de 3 jogadores (1 com bola e 2 juntos um à frente do outro). Jogador com bola passa-a para a frente dos 2 jogadores, o atacante (jogador mais afastado da bola) tem que ganhar a posição, manter a posse da bola algum tempo e passar a quem passou a bola inicialmente, voltando em seguida para a posição inicial para voltar a repetir a situação e assim sucessivamente.

 

Ao fim de algumas repetições os jogadores trocam de funções.

4a e 4b – semelhante ao realizado em 3a e 3b mas aqui com a bola a ser passada pelo ar com as mãos. O defesa deve antecipar e cabecear a bola. O atacante deve colocar a bola controlada no chão e ficar com ela aguentando a pressão do adversário.

Em seguida mostrámos o vídeo da parte do Aquecimento do Workshop de Nuno Espírito Santo para o Fórum de Treinadores de Futebol – Setúbal 2016.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply