O Maracanazo da Argentina: “Alguns erros que levaram à derrota na Final do Mundial no Brasil”

Na Final do Mundial FIFA Brasil 2014 a Argentina teve uma grande oportunidade de igualar o número de títulos mundiais da Alemanha (3).

No entanto os argentinos não foram capazes de concretizar em golo as inúmeras oportunidades criadas e num erro defensivo acabaram por perder.

Desta forma a Alemanha atingiu o Tetra, ficando mais próxima do Brasil no número de títulos conquistados em mundiais de futebol.

Vídeos e Imagens criadas com o software desportivo TacticalPad.

Equipa Inicial da Alemanha:

Alemanha

Equipa Inicial da Argentina:

Argentina

Normalmente uma Final é perdida devido a algum erro defensivo (o que se passou também neste Mundial como veremos mais à frente), no entanto a Argentina neste jogo pode queixar-se em muito do desacerto que os seus avançados demonstraram na altura da finalização.

1. Falhanço de Higuain só com Neuer pela frente:

Higuain que se encontrava em posição irregular recebeu uma bola proveniente de um jogador alemão e ficou isolado na “cara do Guarda-Redes”.

1. Higuain 1

Mas em vez de avançar para dentro da grande área (na direção da marca de grande penalidade já que no meio da baliza teria um maior ângulo de remate) e proteger a bola do defesa adversário com as suas costas (podendo assim até ganhar um pénalti e expulsão do adversário) até chegar perto do Guarda-Redes optando em seguida por colocar a bola junto a um ou a outro poste, decidiu rematar, precipitadamente, de fora da grande área (remate para fora).

1. Higuain 2

Verificamos aqui que mesmo a alto nível é possível melhorar os jogadores. Assim criámos Contextos de Exercitação em que os atacantes possam treinar o “Progredir para o mais perto possível da baliza quando isolados”. Em seguida mostramos um exemplo para cada um dos dias com preocupações aquisitivas seguindo a metodologia da Periodização Tática.

“Dia Azul”:

Descrição: Situação de jogo 1×0+GR. O avançado parte da marca de grande penalidade e vai buscar uma das bolas que se encontram no semi círculo tentando em seguida obter golo perante a oposição do Guarda-Redes adversário, em seguida vai buscar outra e assim sucessivamente até terminar o tempo estipulado (de 30 segundos a 1 minuto). Ver qual é o jogador que marca mais golos.

“Dia Verde”:

Descrição: Situação de jogo GR+9(1)x9(1)+GR com 1 Joker Defensivo. No espaço central do campo de jogo as duas equipas tentam passar com a bola controlada pela linha final da equipa adversária (linha de cones). Sempre que a equipa que defende recuperar a bola deve tentar colocá-la de imediato no avançado que se encontra no meio campo adversário (junto à linha final da equipa adversária no meio dos cones). Este avançado tentará em seguida marcar golo perante a oposição dos dois defesas centrais e do Guarda-Redes adversário.

“Dia Amarelo”:

Descrição: Duas situações de jogo 1×0+GR. Ao sinal do treinador os atacantes partem da marca da grande penalidade para irem buscar uma bola ao semi circulo para em seguida tentarem marcar golo perante a oposição do Guarda-Redes adversário. Vence o jogador que marcar golo primeiro.

2. Desatenção de Higuain quando a Alemanha estava desequilibrada:

Como podemos observar na imagem seguinte, os Defesas Centrais da Alemanha atraídos para Messi desposicionaram-se completamente tendo os Laterais alemães de dar cobertura no corredor central. Messi apercebendo-se desta situação colocou a bola para o corredor direito onde Lavezzi se encontrava sem oposição.

2 Higuain 1

O que aconteceu em seguida mostra como Higuain estava num dia menos bom. Numa posição muito favorável para finalizar o cruzamento de Lavezzi, Higuain não teve em consideração a posição de Hummels e foi apanhado em fora de jogo. Nestas situações em que o avançado está nas costas do central adversário deve fazer dele referência para não ser apanhado em fora de jogo e aproveitar a sua vantagem posicional.

2. Higuain 2

3. Falta de concentração competitiva de Higuain:

No momento em que a Argentina ganhou um Lançamento Lateral e o jogador argentino mais próximo da bola se apressou para o marcar rapidamente, Higuain relaxou e deixou de estar concentrado para o jogo, virando as costas para a bola.

3 Higuain 1

Com esta falta de atenção desaproveitou uma ocasião muito boa para receber um lançamento nas costas da defesa adversária (que se encontrava desposicionada) e ficar isolado perante o Guarda-Redes adversário permitindo que os adversários recuperassem as suas posições defensivas.

A alto nível em que cada vez mais os pormenores fazem a diferença, os treinadores têm de aproveitar melhor as vantagens de jogar “em casa” e ter pessoas (apanha-bolas) que recoloquem a bola em jogo que façam parte da equipa de trabalho semanal e treinem com os jogadores essas situações. De certeza que durante toda a época haverão golos obtidos desta forma e quem sabe se não serão decisivos para se alcançarem títulos. Como vantagem adicional teremos o aumento de intensidade dos treinos com a reposição rápida da bola em jogo.

4. Palacio falha isolado perante o Guarda-Redes adversário:

Tal como Higuain na primeira parte do jogo, Palacio depois de se isolar na “cara do Guarda-Redes” adversário não soube aproveitar da melhor maneira a situação extremamente favorável em que se encontrava para marcar golo e ajudar a Argentina a chegar ao título.

5. Palacio 1

Ao contrário de Higuain que rematou de muito longe, Palacio levou a bola para perto do Guarda-Redes mas em vez de fintá-lo para o lado oposto onde se encontrava um defesa adversário (para o lado esquerdo do Guarda-Redes) optou por colocar a bola por cima do Guarda-Redes, enviando-a para fora.

5. Palacio 2

5. Golo decisivo de Gotze que deu o título mundial à Alemanha:

Os Defesas Centrais argentinos encontravam-se muito mal posicionados (não estavam a dar cobertura ao Lateral Direito argentino) esquecendo um SubPrincípio básico quando em Organização Defensiva: “Estar e não chegar”.

6. Gotze 1

Assim, Gotze ficou colocado no meio deles e sem oposição (Demichelis não o marcou como deveria e Garay não se colocou bem para dar cobertura ao outro defesa central) recebeu a bola e fez o golo decisivo.

6. Gotze 2


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply