Organização Defensiva (Vitor Pereira – Al Ahli)

Princípio: Defesa à Zona Pressionante (“Zona Pressing”)

Caraterísticas:

1. A equipa deve criar uma “zona pressing”, com uma “aceleração” sobre o adversário, provocando-o a ir para essa “zona pressing” que estamos a organizar. É uma organização defensiva zonal, que se torna pressionante nos momentos definidos (“referenciais de pressão”).

2. Esta “zona pressing” pode ser aplicada mais à frente ou mais atrás (pressão alta ou baixa), dependendo da estratégia definida para o jogo em função das caraterísticas da equipa adversária.

3. Na “zona pressing” a equipa deve-se preocupar fundamentalmente com os espaços, que os jogadores percebam claramente como defender espaços e os adversários nesses espaços.

4. A equipa deve mostrar um papel ativo na recuperação da posse de bola, tentando provocar o erro ao adversário e para isso acontecer a equipa tem que ser bastante organizada nas suas linhas defensivas.

Contexto de Exercitação (GR+7×10)

Descrição: Jogadores em Organização Defensiva (4 Defesas e 3 Médios Centro) devem trabalhar a Organização Defensiva Setorial (da defesa e do meio-campo) e devem preocupar-se com o jogo de coberturas do bloco defensivo e com os referenciais de pressão. Se recuperarem a bola devem colocá-la imediatamente numa das 3 balizas sobre a linha de meio-campo.

Feedbacks: “manter a zona”; “abrir campo” e “controlar espaços”.

Bibliografia: Batista, P. (2006). Organização Defensiva. FADEUP – Porto/Portugal.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply