Organização Ofensiva: “Sair a Jogar desde trás”

Muitos Treinadores gostam que as suas equipas “saiam a jogar desde trás”.

Para além de beneficiar o espetáculo, este costuma ser o comportamento utilizado pelas melhores equipas do mundo na 1ª Fase de Construção.

Assim é importante treinar o seguinte SubPrincípio de Jogo da 1ª Fase de Construção em Organização Ofensiva: “Bom Equilíbrio Posicional” (Defesas Centrais bem abertos, Laterais profundos e Médios Centro à frente dos dois Defesas Centrais, ocupando o campo em toda a largura e o seu meio-campo em quase toda a sua profundidade).

No Livro “Modelo de Jogo do FC Bayern Munique“, utilizando o software desportivo TacticalPad, apresento alguns Contextos de Exercitação que promovem este comportamento.

5.1.1. Bom Equilibrio Posicional - 5ª Feira

Descrição:

– Situação de Jogo GR+10×10+GR;

– A bola sai a jogar do Guarda-Redes para um dos Defesas (que tal como os dois Médios Centro estão limitados às suas zonas de ação no seu meio-campo, não as podendo abandonar enquanto a bola não passar da linha de meio-campo). A partir daí, os adversários (apenas 5 podem estar no seu meio-campo ofensivo) tentam recuperar a posse da bola para em seguida tentarem fazer golo.

– Os outros jogadores ficam no outro meio-campo à espera que a bola aí entre para darem continuidade ao jogo.

Outro exemplo…

5.1.1. Bom Equilibrio Posicional - 4ª Feira


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply