Organização Ofensiva – SubPrincípio: “Rematar junto aos Postes”

No primeiro dia da Fase de Grupos da Liga dos Campeões da UEFA 2015/2016 foi possível perceber mais uma vez que é muito importante incorporar nos jogadores, através do treino, os comportamentos mais eficazes para se conseguir rematar com êxito.

Hoje abordaremos o SubPrincípio da Organização Ofensiva (Fase de Finalização): “Rematar junto aos Postes”.

Normalmente a diferença entre um jogador que marca muitos golos e outro que não marca tantos é a zona da baliza para onde rematam.

Enquanto que os grandes goleadores normalmente colocam a bola, calmamente, junto a um dos postes pelo solo, tornando quase impossível a intervenção do Guarda-Redes, os que não marcam tantos, normalmente rematam a bola em potência para o meio da baliza de uma forma precipitada.

Vídeos e Imagens criados no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).

No seguinte vídeo vemos três situações de finalização.

A primeira, com o remate a ser realizado mais perto da baliza e numa situação mais favorável, não teve como resultado o golo – remate para o centro da baliza.

A segunda e a terceira, com os remates a serem realizados mais longe da baliza, tiveram como resultado o golo – remate junto a um dos postes da baliza.

O treinador do jogador da primeira situação, que não marcou golo em condições muito favoráveis, deve na semana seguinte fazer uma intervenção junto a ele de forma a que incorporize o comportamento adequado.

Através do treino, seguindo-se os princípios da Periodização Tática, é possível fazer com que no futuro o jogador passe a rematar para a zona adequada, levando a equipa às tão necessárias vitórias.

Em seguida é mostrado um Contexto de Exercitação em que o Ponta de Lança deve realizar o maior número de remates possíveis, com a bola vinda de várias direções, durante 1 minuto. O golo junto aos postes (entre o poste e o cone junto a ele) vale 2 pontos, o golo fora dessas zonas vale 1 ponto. Vence o jogador que realizar mais pontos no final do tempo estipulado.

Este tipo de exercitação vai fazer com que numa futura situação de jogo, o jogador já com este subprincípio integrado em si, remate “sem pensar” para a zona adequada.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply