Os “Verdadeiros Meínhos” de Laureano Ruiz

Laureano Ruiz apresenta-nos no seu livro: “O Autêntico Método do Barça” como se deve realizar os clássicos Meínhos.

Para o criador dos “verdadeiros meínhos” estes serão fundamentais para se aperfeiçoar a receção da bola, os dribles, o controlo da bola e os passes.

Executados de acordo com as suas orientações, os jogadores serão sujeitos a um grande trabalho tático e a um grande esforço físico.

Vídeos e imagens criados no software desportivo TacticalPad.

Tudo o que se encontra num jogo de futebol está presente nos meínhos (exceto o remate): o aspeto competitivo, a procura de espaços livres, como jogar com e sem a bola, como jogar a 1 toque, como temporizar, como recuperar a bola, etc.

Devido a esta riqueza, Laureano Ruiz aconselha-nos a utilizar os meínhos em todas as sessões de treino.

Nos meínhos é fundamental que o portador da bola tenha sempre um apoio à sua direita e outro apoio à sua esquerda, tendo mais um apoio (mais afastado) procurando receber a bola por entre os defensores:

Sem Título

3 apoios ao portador da bola

 

Estes movimentos devem ser realizados constantemente, dando todos os jogadores “luz” (caminho livre de adversários entre o portador da bola e o recetor) ao possível passe do portador.

Para se conseguir dar constantemente opções de passe ao portador da bola é necessário desenvolver um bom sentido de desmarcação.

Laureano Ruiz diz-nos que o segredo numa demarcação é observar a posição dos adversários e, tendo-a em conta, eleger a desmarcação mais conveniente.

Há três tipos de desmarcação…

1. Afastar-se da bola:

Afastar-se

2. Ficar parado no local:

PARAR

3. Aproximar-se da bola:

Aproximar-se

Durante a realização dos meínhos, se algum jogador se posicionar mal, o treinador deverá colocá-lo imediatamente no meio. Também se o portador da bola tiver o passe pela “rua” (entre os dois defensores para o colega mais afastado), mas entrega a bola a um dos apoios laterais, deverá ser colocado no meio.

Os meínhos devem ser explicados aos jogadores como uma simulação quase real de um jogo de futebol. Durante a sua realização deve-se passar a bola para o pé do colega quando não existe possibilidade de passe para o espaço livre, mas se tiverem as duas possibilidades, deve eleger sempre o “passe para o espaço”.

Nos meínhos os “passes para o pé” são os passes realizados para os apoios laterais e os “passes para o espaço” são os passes realizados pela “rua” (entre os dois defensores para o colega mais afastado da bola).

Em seguida mostrámos inúmeros exemplos de meínhos criados por Laureano Ruiz:


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply