Pep Guardiola – A Organização Ofensiva dos Campeões da Alemanha

Esta semana o FC Bayern Munique treinado por Pep Guardiola sagrou-se Campeão na Bundesliga Alemã. No jogo do título com o Hertha de Berlim apresentou a equipa estruturada num sistema de jogo 1-4-3-3 (com os 3 Atacantes no corredor central e com os 2 Laterais muito ofensivos).FC Bayern 13-14

Como Grande Princípio de Jogo no Momento de Organização Ofensiva (quando têm a bola), a equipa de Pep Guardiola apresenta a “Valorização da Manutenção e Conservação da Posse da Bola”. Este Grande Princípio de Jogo tem como objetivo o desequilíbrio da equipa adversária através da posse e circulação da bola por grandes períodos de tempo (fazer os jogadores adversários sentirem-se defensores desgastando-os emocionalmente).

Em seguida apresento alguns dos SubPrincípios que Pep Guardiola utiliza para conseguir levar a cabo o Grande Princípio de Jogo desejado.

1. “Recuo do Médio Centro para ajudar na circulação da bola”

Quando a equipa adversária cria situações de 2×2 com os Defesas Centrais do FC Bayern Munique, o Médio Centro (neste jogo Lahm) recua para a linha defensiva de forma a criar superioridade numérica de 3×2 e facilitar a circulação da bola.

Recuo do PV

2. “Conduzir a bola desde trás de forma a atrair os adversários e libertar os colegas”

Quando os Defesas Centrais têm espaço à sua frente para conduzir a bola, devem progredir por esse espaço de forma a atrair algum adversário e libertar algum companheiro (colocando-lhe em seguida a bola).

Conduzir a bola desde trás

3. “Apoio constante ao portador da bola”

Os jogadores sem a posse da bola devem deslocar-se para o espaço próximo da bola de forma a criarem inúmeras opções de passe ao portador da mesma, facilitando desta forma a manutenção da posse da bola.

Apoio ao Portador4. “Concentração de muitos jogadores no corredor central”

Criar superioridade numérica nas zonas centrais do campo de jogo de forma a dominar o jogo e facilitar a manutenção e conservação da posse da bola.

Sobrelotar Espaços Centrais5. “Campo Grande”

Colocação constante de dois jogadores junto às linhas laterais (Defesas Laterais) para abrirem o campo de jogo, sendo uma opção de passe quando a equipa adversária fecha bem os espaços centrais.

Campo Grande

6. “Aproveitar os espaços libertados nas costas da defesa adversária”

Quando os jogadores mais avançados realizam os movimentos de apoio ao portador da bola e são seguidos pelos defesas, os outros Atacantes ou Médios devem aproveitar esse espaço criado para se isolarem.

Aproveitar espaços libertados

Todos estes SubPrincípios juntos originariam um golo como o apresentado em seguida:


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply