Pep Guardiola – “Jogo Posicional”

0 Comments

Pep Guardiola – “Jogo Posicional”

 No livro: “O Futebol de Pep Guardiola Periodizado Taticamente” mostrámos alguns SubPrincípios da Ideia de Jogo do treinador do Manchester City.Neste relacionado com a Construção do Jogo Ofensivo, Pep Guardiola menciona que:
  • Todos os jogadores devem ter os seus posicionamentos perfeitamente definidos à medida que o jogo se vai desenvolvendo.
  • Em função da posição da bola, cada jogador tem de saber como se posicionar e em que espaços deve jogar (a ocupação das posições corretas depende do local onde está a bola).
  • Todos os jogadores devem ter sempre posicionamentos diagonais em relação à bola e manifestarem uma mobilidade permanente.
1
  • Jogadores devem interiorizar que apesar de não intervirem durante muito tempo, estão a ajudar a equipa.
  • Ter os jogadores sempre no seu lugar correspondente é sobretudo útil para quando há a perda da posse da bola.
  • O Guarda-Redes está incluído, devendo apresentar sempre linhas de passe em diagonal para servir como apoio à continuidade do jogo e “fora da baliza”.
2

Jogo Posicional de Oscar Cano Moreno

“6×6 com 5 Jokers Ofensivos”

Descrição:

Objetivos: – Criar vantagens desde os Defesas Centrais.Descrição: – 6×6 com 5 Jokers Ofensivos, tentando levar a bola de um ao outro lado.Regras: – Jogadores apenas podem jogar dentro da sua zona designada.

Imagem:

6v6

Vídeo:

Pedro Mendonça

Pedro Mendonça

About Pedro Mendonça:Real Madrid Foundation - Football Coach/Professor.UEFA B Football Coach.Physical Education Teacher.Author of: "Tactical Periodization: A Practical Application for the Game Model of FC Bayern Munich"

Choose your Reaction!
Leave a Comment