Pep Guardiola – Sessão de Treino de 15-10-2014 e Metodologia de Treino

Pep Guardiola explica em poucas palavras o que pretende para as suas equipas: “A minha Ideia do Futebol é simples: gosto de atacar, atacar e atacar”.

Em seguida mostrámos uma Sessão de Treino realizada ao serviço dos Campeões Alemães no dia 15-10-2014.

Revelámos também qual a Metodologia de Treino que utiliza.

Vídeos e imagens criados no software desportivo TacticalPad.

Pep Guardiola - FCBM Imagens.001

Pep Guardiola - FCBM Imagens.002

Pep Guardiola - FCBM Imagens.003

Pep Guardiola - FCBM Imagens.004

Pep Guardiola - FCBM Imagens.005

Pep Guardiola - FCBM Imagens.006

1) A Sessão de Treino de Pep Guardiola iniciou-se com um Aquecimento Geral em que todos os jogadores realizaram corrida de baixa intensidade desde uma lateral da grande área à outra, fazendo movimentos de mobilidade articular dos membros superiores e dos membros inferiores3 minutos.

2) Em seguida colocaram-se em círculo à volta do Treinador Adjunto que os orientou na realização de alongamentos dinâmicos e exercícios de potenciação muscular – 3 minutos.

3) Depois deste aquecimento geral, passaram para o aquecimento específico realizando “Meínhos de 7×2” no máximo a 1 toque num espaço de 8x8m. Para aumentar o empenho dos jogadores neste tipo de exercícios, sempre que os jogadores exteriores conseguiam dar mais de 20 toques consecutivos sem interceção dos dois interiores, eles “gozavam” um pouco batendo palmas aos que não conseguiram recuperar a bola, ficando estes também mais uma vez no meio.  – Duas repetições de 5 minutos, com pausa de 30 segundos (a um nível profissional todos os pormenores têm de ser levados em conta. Aqui Pep Guardiola e a sua equipa técnica mostram mais uma vez atenção aos detalhes. Ao fim da primeira repetição de 5 minutos, os jogadores deslocaram-se para um espaço ao lado para realizarem mais uma repetição de “Meínho 7×2” de forma a não massacrar a mesma zona do relvado).

Meínho 7x2

4) Após o “Meínho 7×2” pausa para Hidratação (muito importante para que o desempenho e o rendimento estejam sempre a um alto nível) – 2 minutos.

5) Exercício de Passe para treinar a dinâmica do “3º Homem” – Duas repetições de 3 minutos e 30 segundos (troca de variantes entre as repetições).

Exercício de Passe

Variante 1)

Descrição: Com a equipa dividida em 2 grupos (um realizando este exercício pelo lado esquerdo do campo – tal como vemos nos vídeos – e outro realizando o exercício pelo lado direito do campo). Os jogadores passam sempre ao 1º toque e seguem para o local onde estava o colega para o qual passaram a bola. Jogador que vai receber a bola deve fazer um movimento rápido, antecipando-se ao “adversário” (manequim amarelo). Importante a qualidade e velocidade do passe (tenso e rasteiro) e a sincronia entre os jogadores para pedirem a bola e movimentarem-se na altura adequada.

Variante 2)

Descrição: Nesta variante, muito parecida à anterior, o jogador que faz o último passe recebe a bola e em vez de a passar de primeira, segura-a e espera a desmarcação do seu colega para entrar em profundidade pela “defesa adversária”.

Aqui mais uma vez importa referir a intervenção de Pep Guardiola. Inicialmente os treinadores deram estas variantes fixas aos jogadores para assimilarem o pretendido, mas logo em seguida, Pep Guardiola referiu que o “Futebol é decisão” e que os jogadores deveriam optar por uma ou outra variante consoante a qualidade do passe anterior (fundamental desenvolver a inteligência de jogo dos jogadores durante o treino – queremos composições e não ditados).

6) Atividade de Transição – enquanto os treinadores arrumavam o material e montavam o campo para o exercício seguinte, os jogadores colocados 2 a 2 passavam a bola entre si (passes longos ou curtos, ao 1º ou a mais toques). Aqui o mais importante é referir a necessidade de Pep Guardiola ter sempre a sua sessão de treino muito dinâmica e intensa, mesmo quando é necessário “perder algum tempo”.

7) Jogo GR+8×8+GR com 1 Joker Ofensivo – Pep Guardiola dividiu o grupos em duas equipas de 9 jogadores havendo um apoio extra para a equipa que detinha a posse da bola (Joker Ofensivo). Nestes jogos Pep Guardiola trabalhou as suas Ideias de Jogo: Posse e Circulação da da bola; Transições muito fortes e agressivas; Pressão defensiva intensa para recuperar rapidamente a bola – 3 jogos de 8 minutos com pausas de 2 minutos para hidratação.

GR+8x8+GR com 1 Joker Ofensivo

TODA A SESSÃO DE TREINO ANTERIORMENTE MENCIONADA PODE SER VISUALIZADA NA ÍNTEGRA NO SEGUINTE VÍDEO:


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply