Phil Jackson – 7 Princípios para um Ataque Sólido

0 Comments

Phil Jackson – 7 Princípios para um Ataque Sólido

Phil Jackson, um dos maiores treinadores de Basquetebol de todos os tempos, indica-nos quais são os Princípios que na sua opinião dão solidez ofensiva a uma equipa.São Princípios que são perfeitamente adaptáveis às equipas de futebol e que devem ser tidos em consideração pelos treinadores.1. PENETRAÇÃOOs jogadores devem penetrar na defesa adversária, e a melhor forma de o fazer é através do contra-ataque.
2. COLOCAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO EM CAMPOOs jogadores devem distanciar-se de tal forma que aos defesas adversários se torne difícil cumprir as suas tarefas defensivas, realizar 2×1 e ajudas defensivas. Os atacantes devem colocar-se deixando uma certa distância entre si. Uma separação adequada não só deixa a descoberto as debilidade dos defensores mas garante também que cada vez que um defesa tente o 2×1 defensivo haverá um atacante desmarcado.3. MOVIMENTOS DA BOLA E DOS JOGADORES:Os atacantes devem movimentar-se e devem mover a bola com um objetivo. A movimentação sem bola realizada de uma forma eficaz é muito importante.
4. OPÇÕES PARA O PORTADOR DA BOLAUm atacante preparado, quantas mais opções tiver para atacar um defensor, mais êxito terá no seu jogo ofensivo. Quando os seus companheiros de ataque estão a movimentar-se para adotarem posições que os desmarquem (ou desmarquem um companheiro de equipa), aumentam drasticamente as opções ao portador da bola.
5. RESSALTO OFENSIVO E EQUILÍBRIO DEFENSIVOEm todos os remates realizados no ataque, alguns atacantes devem ir com força ao ressalto ofensivo ao mesmo tempo que outros devem garantir um bom equilíbrio defensivo para evitar o contra-ataque adversário.
6. POSICIONAMENTO VERSÁTILO ataque deve oferecer a qualquer jogador a opção de ocupar qualquer lugar do campo de jogo, independentemente da função do jogador. Todas as posições podem ser trocadas, desde que se garanta que todas continuam a ser ocupadas.7. USAR OS TALENTOS INDIVIDUAISNo jogo ofensivo, tem toda a lógica que o sistema permita aproveitar o talento finalizador dos melhores jogadores.Bibliografia:Libro de Jugadas de los Entrenadores de la NBA (2010) – Giorgio Gandolfi
Pedro Mendonça

Pedro Mendonça

About Pedro Mendonça:Real Madrid Foundation - Football Coach/Professor.UEFA B Football Coach.Physical Education Teacher.Author of: "Tactical Periodization: A Practical Application for the Game Model of FC Bayern Munich"

Choose your Reaction!
Leave a Comment