Platô: o equilíbrio no Futebol moderno.

O Futebol atual parece ter chegado num ponto de equilíbrio, um platô. Segundo o artigo “The Great Levelling”, escrito por Chris Anderson e David Sally, a média de gols por partida, que em 1890 era de 4,5, tem sido por volta de 2,6 desde os anos 70.

No artigo, baseado no livro “The Numbers Game”, é citada a diferença na quantidade de passes realizados pelos defensores no Futebol atual. Enquanto antigamente os defensores eram responsáveis única e puramente pela marcação, hoje em dia realizam, na média, mais passes do que meio campistas e atacantes.

Toda essa mudança nos números do Futebol se dá, segundo o artigo, pela mudança na filosofia de jogo. Hoje em dia, o jogo está muito mais voltado para a defesa do que para o ataque. As equipes treinam muito mais seu sistema defensivo e evitam cometer erros, ao mesmo tempo que buscam aproveitar as falhas adversárias.

Segue o link para o artigo, em inglês:

http://www.slate.com/articles/sports/sports_nut/2013/08/the_numbers_game_why_soccer_teams_score_fewer_goals_than_they_did_100_years.html


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By Pedro Mendonça

About Pedro Mendonça: Real Madrid Foundation - Football Coach/Professor. UEFA B Football Coach. Physical Education Teacher. Author of: "Tactical Periodization: A Practical Application for the Game Model of FC Bayern Munich"

Leave a Reply