Progressão: Princípio Tático Fundamental de Ataque (um dos) do Jogo de Futebol

Progressão: Princípio Tático Fundamental de Ataque (um dos) do Jogo de Futebol

Este Princípio tem os seguintes objetivos segundo I.T. Costa, J.M. Garganta da Silva, P.J. Greco & I. Mesquita – 2009:

  • Desestabilizar a organização defensiva adversária.
  • Atacar diretamente o adversário ou a baliza.
  • Criar situações vantajosas para o ataque em termos numéricos e espaciais.

Analisando um golo do Manchester City na temporada de 2016/2017, clube treinado por Pep Guardiola, podemos ver a importância da correta aplicação deste princípio no campo de futebol para se conseguir chegar ao tão desejado golo.

  1. Gundogan está com a bola e visualiza um espaço livre no centro do terreno de jogo, nas costas do seu marcador direto. De forma a desestabilizar a organização defensiva adversária tem de conseguir ultrapassar o seu marcador e entrar com a bola nesse espaço. Vendo um colega mais adiantado, com possibilidade de receber a bola e fazer com ele uma situação de “passa e vai”, Gundogan passa-lhe a bola e progride para receber a bola de volta nesse espaço.

1

2. Portador da bola nesse espaço livre, Gundogan ataca diretamente o adversário mais próximo (neste caso o Defesa Central do lado esquerdo do WBA), progredindo com a bola na direção da baliza adversária.

2

3. Após progredir alguns metros com a bola, Gundogan conseguiu criar uma situação vantajosa para o ataque da sua equipa em termos espaciais, uma vez que colocou-se numa situação em que conseguia colocar a bola nas costas dos defesas adversários para a entrada de Aguero.

3

4. Após receber a bola isolado para a baliza adversária, tomando partido da vantagem qualitativa em termos de velocidade em relação  ao seu opositor mais próximo, Aguero inaugurou o marcador desta partida.

4


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply