“Recuperar a bola logo após a sua perda” – Transição Defensiva

Alguns Treinadores gostam de atacar mesmo quando estão a “defender”.

Em seguida mostrámos um Contexto de Exercitação para trabalhar a Transição Defensiva nas equipas treinadas por este tipo de treinadores…

Imagem e Vídeo criados com o software desportivo TacticalPad.

Para se tentar recuperar a bola logo após a sua perda (impedindo relações sobre espaços contrários ao local onde foi perdida), é importante os jogadores terem a “predisposição imediata para mudar de papel (de ofensivo para “defensivo”). É também fundamental criar nos jogadores o “Desejo de bola”.

Macro Princípio: “Desejo imediato de bola”

SubPrincípio: Tentar recuperar a bola imediatamente após a sua perda, impedindo relações sobre espaços contrários ao lugar onde foi perdida.

SubSubPrincípios: Predisposição imediata para mudar de papel; Vontade para pressionar os adversários (“diretos” e “indiretos”) de maneira sustentada e sistemática; “Desejo de bola”.

Organização: Situação de Jogo 4×1 com 4 mini-balizas num espaço de 12x12m.

Escala do Jogar: SubPrincípios e SubSubPrincípios.

Nível de Organização da Equipa: Intersetorial.

Padrão da Contração Muscular Dominante: Tensão (“Dia Azul”).

Duração: 1 minuto cada repetição, finda a qual há a troca do “defensor” (jogador que está no meio em inferioridade numérica de 4×1).

Densidade: 1/4.

Descrição: Os 4 jogadores atacantes devem circular a bola entre si perante a oposição de 1 defensor que tenta recuperar a bola para em seguida a colocar numa das 4 mini-balizas. Logo após perderem a bola os 4 jogadores atacantes devem tentar recuperá-la imediatamente de forma a evitar que o defensor consiga colocar a bola numa das 4 mini-balizas.

Esquema: 

Dia Azul - Recuperar logo após perda

Regras: Os 4 atacantes só podem jogar no máximo a 1-2 toques (consoante o nível do grupo); Quando perdem a bola, os atacantes só a podem recuperar dentro do espaço de jogo.

Pontuação: Se o defensor colocar a bola numa das mini-balizas desde dentro do espaço de jogo ganha 1 ponto, se o conseguir depois de conduzir a bola para fora do espaço de jogo ganha 2 pontos. Por cada 10 passes consecutivos dos 4 atacantes sem interceção do defensor este perde 1 ponto. Vence o defensor que fizer mais pontos no final do tempo estipulado.

Nota: Assegurar sempre muitas bolas em redor do espaço de jogo para reposição rápida da bola.

Vídeo:


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

Leave a Reply