Seleções da Copa: Japão [Download]

Há cerca de 17 anos atrás, o simples fato de disputar uma Copa do Mundo seria um feito inédito e fantástico para o Japão.Tanto que após a Copa da França em 98, na qual a seleção japonesa foi eliminada logo na primeira fase, a popularidade do Futebol no país cresceu em escala logarítmica.

A estratégia utilizada para o fortalecimento do esporte no país foi a de trazer jogadores e profissionais de fora para fortalecerem os campeonatos. Inúmeros atletas brasileiros jogaram por lá, como foi o caso de Zico, Leonardo, Jorginho, Washington, entre muitos outros. Mais do que isso, alguns jogadores inclusive se naturalizaram japoneses e chegaram a disputar importantes competições pela seleção, como Alex Santos e Marcus Túlio.

Porém, não somente jogadores brasileiros foram “importados” pelos japoneses. Zico, Jorginho, Nelsinho Baptista e Alexandre Gallo são alguns dos nomes que passaram pela terra do sol nascente.

O Japão, campeão asiático, foi o primeiro país a se classificar par ao Mundial. Porém, o técnico Alberto Zaccheroni pediu à Federação Japonesa de Futebol, amistosos mais difíceis, contra seleções mais conceituadas. Com os resultados negativos, evidenciou-se certas fragilidades na equipe e o cargo do treinador ficou balançado, Contudo, após o empate em 2 a 2 com a Holanda e a vitória por 3 a 2 contra a Bélgica trouxeram confiança novamente.

Para a Copa do Brasil, a seleção japonesa vem com uma equipe muito entrosada e um futebol muito sistematico do ponto de vista tático. Honda e Kagawa são os jogadores em que a torcida aposta todas as fichas:

honda

Keisuke HONDA (Milan-ITA): atualmente no Milan da Itália, o jogador passou por CSKA Moscou e Nagoya Grampus anteriormente. Atleta da seleção japonesa desde 2008, será responsável pela criatividade no meio campo ofensivo do Japão. Foi eleito pela FIFA o melhor jogador das três primeiras partidas do Japão na última Copa. Principais Características: passe, criatividade, assistência e bolas paradas.

kagawa

Shinji KAGAWA (Manchester United-ING): Kagawa iniciou sua carreira no Cerezo Osaka do Japão, mas já acumula uma passagem pelo Borussia Dortmund e frequenta o time titular do Manchester United.  É bicampeão da Bundesliga e campeão da Premier League. Principais Características: passe, infiltração, posse de bola.

kawashima

Eiji KAWASHIMA (Standard Liège-BEL): É goleiro da seleção japonesa desde 2008 e uma das referências na defesa japonesa. Além disso, já conquistou a J-League.

Faça o download do projeto da equipe do Japão para o seu TacticalPad abaixo:

JapanTP.zip

* A escalação e a formação da equipe japonesa foram baseadas em informações do site da Federação Japonesa de Futebol e nos dados técnicos da última partida contra a Bélgica, em Novembro de 2013.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply