Sessão de Treino do FC Barcelona 2014/2015 de Luis Enrique

Neste artigo mostrámos uma Sessão de Treino do FC Barcelona, treinado por Luis Enrique, referente ao dia 5 de Janeiro de 2015 (dia seguinte a um Jogo para a Liga Espanhola).

Foi uma Sessão em que os titulares no dia anterior fizeram um trabalho diferente dos suplentes (ou não convocados).

Nesta Sessão de Treino podemos ver como uma Equipa de Top do Futebol Mundial recupera os seus jogadores de um Jogo. Através desta Sessão é possível observar-se que cada vez mais os princípios da Periodização Tática estão a ser postos em prática no Futebol Profissional. O tempo das corridas de recuperação de 20 minutos a baixa intensidade já faz parte do passado (ou pelo menos deveria fazer).

Vídeos e Imagens criados no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).

1. Corrida contínua à volta do campo a um ritmo lento (1’30”):

Jogadores todos juntos correram à volta do campo de jogo.

2. Mobilização Geral (1′):

Cada jogador à sua vontade fez uma mobilização articular dos membros superiores e inferiores.

3. Meínho 8×2 (12 minutos):

Com a equipa dividida em dois grupos de 10 jogadores (Guarda-Redes incluídos), realizaram duas séries de 5 minutos (com 1 minuto de recuperação para troca de lado em que realizavam o meínho). Só podiam jogar a 1 toque. Quem estava no meio à mais tempo saía e ao chegar-se aos 20 toques consecutivos sem interceção batiam palmas aos do meio.

Meínho 8x2

Depois destes primeiros três exercícios os jogadores titulares realizaram um trabalho diferente dos que foram suplentes e não convocados:

TITULARES NO DIA ANTERIOR:

4. Corrida de linha final a linha final com diferentes intensidades (6 minutos):

Jogadores inicialmente posicionados numa das linhas finais. Ao sinal do “Treinador” realizavam um movimento rápido (definido por ele como por exemplo rotações de braços, pontapés cruzados à frente,  etc), até ao final da grande área. Depois da grande área aumentavam a velocidade até à linha de meio-campo (quase na velocidade máxima). Em seguida iam da linha de meio-campo até à linha final a um ritmo ligeiro para recuperação. Repetiam isto em seguida, com um diferente movimento inicial e em sentido contrário e assim sucessivamente durante algumas repetições.

Recovery Running

5. Alongamentos, Abdominais, Flexões (10 minutos).

Para terminar a sua Sessão de Treino de recuperação (necessariamente curta), os titulares realizaram alguns Alongamentos Passivos orientados pelo “Treinador” assim como alguns Abdominais e Flexões.

SUPLENTES NO DIA ANTERIOR E NÃO CONVOCADOS:

4. Jogo GR+4×4+GR – Manutenção da Posse da Bola  e “Corrida de Yo-Yo” (15 minutos):

Com os Guarda-Redes a servirem de apoios exteriores para a manutenção da posse da bola defrontaram-se duas equipas de 4 jogadores com o objetivo de manter a bola na sua posse o maior tempo possível. Cada jogo teve a duração de 3 minutos.

Entre cada jogo, os jogadores realizaram uma “Corrida de Yo-Yo” com o número de percursos a serem adaptados de acordo com o esforço despendido no dia anterior, isto é, os jogadores que entraram algum tempo realizavam menos percursos do que os que não foram utilizados. Num sentido iam a alta velocidade e regressavam a um ritmo lento (iam ao 1º cone e regressavam, depois ao 2º e assim sucessivamente até ao último, o 4º).

Yo-Yo

5. Jogo GR+4×4+GR (20 minutos):

No espaço correspondente a duas grandes áreas jogam duas equipas de 5 jogadores sem limitações em relação ao número de toques durante duas partes de 9 minutos com uma pausa de 2 minutos para troca de campo e hidratação.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply