Sessão de Treino: Portugal Sub18 (Emílio Peixe)

0 Comments
No Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol/Futsal de 2015 tivemos a oportunidade de observar uma Sessão de Treino de uma das Equipas (Sub18) da Seleção Portuguesa de Futebol (uma das melhores Seleções de Futebol do Mundo).O treino orientado pelo Treinador Emílio Peixe teve como principal objetivo o trabalho das Transições (ofensivas e defensivas) existindo assim contextos que permitissem muitas perdas e ganhos de bola.Vídeos criados no software desportivo TacticalPad (clicar neste link para aceder à versão de demonstração gratuita).1. Ativação Específica (2′)A Sessão de Treino iniciou-se com os jogadores nas suas posições de jogo realizando vários movimentos (previamente definidos) para se prepararem para os exercícios seguintes.2. Ativação com Bola – Passes (4 SubEstruturas) – (2′)Equipa dividida em 4 grupos (Jogadores colocados no campo de jogo, sendo os grupos constituídos por GR/Defesas/Pivot (2 grupos) e Médios Interiores/Atacantes (2 grupos)).Cada um dos 4 grupos com 1 bola, circulam a bola entre si seguindo os Princípios Base, quer na zona da bola, quer na zona do lado contrário, ou seja, procurar ligação de jogo no corredor mais à frente e do lado contrário reajustar um pouco para a zona interior (mesmo que a equipa esteja em posse da bola).Vídeo:
3. Simular a Perda da Bola (2′)Com a mesma organização do exercício anterior, cada um dos 4 grupos vai circulando a bola e quando o treinador dá o sinal, os jogadores simulam que perdem a posse da bola e reajustam as suas posições a este momento do jogo. Importante que se coloquem de forma a que os adversários tenham de direcionar o jogo para fora ou para trás (Princípio Base). Voltando a passar a bola 4/5″ depois.Imagem:Perder a Bola4. Mobilização Articular e Potenciação Muscular (2′)5. Hidratação (2′)6. GR+5×5 – Em metade do espaço do jogo (5′)Com a equipa dividida em 2 grupos, jogam em cada metade do espaço de jogo duas situações de GR+5×5.O Guarda-Redes, Defesas e Pivot têm como objetivo defensivo impedir que os 5 adversários (2 Médios Interiores e 3 Atacantes) consigam marcar golo, pressionando o portador da bola e reajustando as posições constantemente. Como objetivo ofensivo têm de, se possível, ganhar vantagem nos instantes seguintes à recuperação da bola para a passar ou conduzir para uma das duas “balizas” (estacas vermelhas).Sempre que a bola sai, o jogo é reiniciado pelo treinador junto à linha intermédia do campo de jogo.Jogam-se duas partes de 2’30”.Vídeo:
7. 5×5+GR – Em metade do espaço do jogo (5′)Equipas subdivididas em 2 grupos (o grupo dos 5 Defesas mais o Guarda-Redes e o grupo dos 5 Atacantes). Ficam limitadas a jogar no seu meio-campo respetivo. Atacantes (colocados no seu meio-campo ofensivo) tentam marcar golo e Defesas (colocados no seu meio-campo defensivo) tentam recuperar a bola para a colocarem de imediato para os seus atacantes.Jogam duas partes de 2’30”.Vídeo:
8. 6×5+GR – Em metade do espaço do jogo, com a possibilidade de incorporação do Lateral do lado da bola no ataque (5′)Igual ao exercício anterior mas com a possibilidade do Lateral do lado da bola entrar no seu meio-campo ofensivo para ajudar os seus jogadores mais adiantados a obter o golo. Sempre que a bola roda de corredor, os Laterais devem ajustar as suas posições, já que apenas um pode estar a atacar.Jogam duas partes de 2’30”.9. Potenciação Muscular (2′)10. 7×7+GR – Em metade do espaço do jogo, com a possibilidade de incorporação do Lateral do lado da bola no ataque e Pivot, assim como dos 2 Médios Interiores da equipa que defende (5′)Exercício com a mesma dinâmica dos anteriores, mas aqui com a participação de mais jogadores, tanto no ataque como na defesa.Jogam duas partes de 2’30”.11. GR+10×10+GR (5′)Jogo com as equipas completas, apenas pelo corredor central. A situação inicia-se com uma jogada de Bola Parada. Se houver golo da obtenção direta do livre ganham 2 pontos, se equipa adversária recuperar a bola e em menos de 10” marcarem golo, ganham 3 pontos. Golo obtido de outra forma vale 1 ponto.Competição no final do treino em que os jogadores da equipa que perder terão de servir a refeição aos vencedores (estavam a estagiar numa unidade hoteleira).Jogaram duas partes de 2’30”.Imagem:GR+10x10+GR12. Trabalho Setorial – Linha Defensiva (5′)No final do treino, 8 defesas (2 linhas defensivas de 4 jogadores) realizaram uma atividade extra para melhorar a articulação defensiva. Os jogadores deveriam estar permanentemente ativos para recuperarem a bola quando a mesma fosse colocada nas suas costas. Uma linha defensiva colocada em bloco alto e a outra em bloco baixo.
TacticalPedia

TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Choose your Reaction!
Leave a Comment