Na última Copa do Mundo, a Inglaterra foi eliminada pela Alemanha numa partida onde Frank Lampard chutou uma bola que bateu no travessão, quicou dentro do gol, tocou no travessão novamente e voltou para as mãos do goleiro Neuer. No momento do lance, a partida estava 2 a 1 para os alemães. Seria o empate inglês. Por fim, o resultado foi 4 a 1 para a Alemanha.
Essa partida trouxe inúmeras discussões sobre a necessidade do uso da tecnologia no Futebol. Não somente para análise de situações como essa, mas faltas, impedimentos, entre outros. Vários jogadores, ténicos, dirigentes e jornalistas defendem essa idéia. Em modalidades como o Futebol Americano, quando há uma dúvida por parte do árbitro, ele recorre ao recurso de vÃdeo para tomar sua decisão. O jogo se torna sempre justo. Por outro lado, o mandatário maior do Futebol, o Presidente da FIFA Joseph Blatter se mostrou publicamente desfavorável ao uso desse tipo de recurso.
Toda essa discussão acerca do uso de tecnologia levanta muitos pontos curiosos. Como todos sabem, fãs de Futebol possuem um amor pela modalidade não encontrado em nenhuma outra no mundo. Nenhum outro esporte possui uma Copa do Mundo a cada quatro anos que gera tanta expectativa, inclusive nos torcedores dos paÃses sem chance alguma de chegar à final. Com certeza, é o maior Esporte do mundo.
Porém, toda essa paixão se fere quando um torcedor vê sua equipe perder injustamente, como ocorreu com a Inglaterra em 2010, ou como dizem os torcedores do Internacional sobre o Brasileirão de 2005. Esses, se revoltam mais do que qualquer jogador ou dirigente, e se mostram a favor do uso da tecnologia.
Por outro lado, o Futebol não se resume somente aos 90 minutos de jogo. O espetáculo Futebol engloba a ida ao estádio, ou assistir à partida pela TV com os amigos. Engloba comprar a camisa da sua equipe. Engloba toda a zueira por conta de um resultado inesperado. Engloba as incontáveis horas de conversa, nas praças, bares, restaurantes, etc.
E o que seriam dessas conversas de bar sem a polêmica causado por um simples erro humano por parte do árbitro? Um jogador errar um gol feito é normal, mas um árbitro errar ao marcar um penalti nâo.
São as duas visões quanto ao futuro do Futebol. A modalidade deve evoluir e passar a utilizar tecnologias ou deve manter toda a tradição que a faz ser a mais popular do mundo?
Qual a sua opinião?